Tecnologia

Vírus Benjamin engana usuários do KaZaA

SÃO PAULO Empresas especializadas em segurança descobriram um novo vírus, chamado W32/Benjamin, que se propaga por meio do KaZaA, rede para troca de arquivos multimídia. Além de levar os usuários da rede a fazer o download de arquivos falsos, o Benjamin tenta exibir pop-ups com anúncios de um site alemão. A contaminação só pode ocorrer […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

SÃO PAULO Empresas especializadas em segurança descobriram um novo vírus, chamado W32/Benjamin, que se propaga por meio do KaZaA, rede para troca de arquivos multimídia. Além de levar os usuários da rede a fazer o download de arquivos falsos, o Benjamin tenta exibir pop-ups com anúncios de um site alemão.

A contaminação só pode ocorrer em máquinas que têm o programa KaZaA instalado. Ao invadir o sistema, o Benjamin se autocopia para o diretório de sistema do Windows com o nome Explorer.scr. Uma referência a esse arquivo é adicionada ao Registro para que o invasor sempre esteja ativo no sistema.

Em seguida, o Benjamin cria, no diretório temporário do Windows, a subpasta TempSys32, para a qual faz várias cópias de si mesmo utilizando nomes de arquivos existentes na pasta do KaZaA. Por exemplo: Age of Empires-Games-full-downloader; American Pie 2 -divx-full-downloader; e ac dc - Fight For Your Right. As configurações do programa também são modificadas para que os usuários remotos possam baixar arquivos desse diretório.

A contaminação ocorre quando o usuário baixa um desses arquivos e tenta executá-lo. Segundo as empresas especializadas, além de criar vítimas, o vírus também tenta exibir para elas pop-ups de propaganda de um site alemão. Isso só não ocorre porque o site foi recentemente tirado do ar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman