Venda de PCs cai porque as pessoas não querem substituí-los
De acordo com análise da IDC, vendas de PCs vão despencar 10% em 2013, atingindo o menor nível registrado em anos
Modo escuro
Computadores: de acordo com estimativa da IDC, venda de PCs deve atingir menor nível já registrado pela consultoria (Ante Vekic/Stock.Xchng)
Publicado em 3 de dezembro de 2013 às, 10h18.
São Paulo – O interesse dos consumidores na compra de novos PCs atingiu o menor nível já registrado, segundo análise da consultoria IDC. O curioso, contudo, é que o relatório mostrou que um dos fatores que vem impactando na queda é o fato de as pessoas não terem motivos para substituí-los.
“A maior preocupação para o futuro da demanda de PCs é a falta de razões para que uma pessoa compre outro computador”, avaliou Jay Chou, analista da empresa. E isto poderá fazer com que, em 2013, as vendas de PCs encolham 10%, o menor nível desde que a IDC começou a acompanhar este mercado.
“Não há qualquer sinal de crescimento que vá além do esperado para a substituição dos sistemas existentes”, considerou a IDC. O estudo percebeu também que os computadores de mesa seguem como aparelho principal e é nele, e não em tablets e smartphones, que as pessoas passam a maior parte do seu dia.
Mas, em contrapartida, o uso de PCs segue caindo ano a ano, pois não há nenhum tipo de novidade na forma como os consumidores aproveitam a máquina. “Como resultado, a vida útil dos computadores continua a aumentar e isso é um dos fatores que limitam o crescimento do mercado”, observou Chou.
A luz no fim do túnel, de acordo com a IDC, parece ser o surgimento de aparelhos 2 em 1, os híbridos que podem ser usados como tablets e computadores. Estes novos dispositivos podem servir de fôlego para aumentar o volume de vendas para o sistema operacional Windows e para a indústria de PCs como um todo.
Até 2017, a expectativa é que estes novos modelos atinjam a marca de 40 milhões de unidades vendidas. Comparado com o mercado de computadores, percebeu a IDC, que conta com cerca de 300 milhões de aparelhos, o número parece pequeno, mas representaria um importante fator de crescimento para o ecossistema de PCs.
Abaixo, veja as tabelas elaboradas pela IDC e que mostram as previsões para as vendas de PCs entre 2012 e 2015.
Últimas Notícias
Para a IA acontecer, a Microsoft formou 2 milhões de brasileiros em tecnologia, diz Tânia Cosentino
Há uma semana
Alunos e professores de São Paulo começam a usar IA da Microsoft na sala de aula
Há uma semana
Cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman, irá comandar divisão de IA da Microsoft
Há uma semana
Quais são as maiores pagadoras de dividendos? Juntas, empresas distribuíram US$ 1,66 trilhão em 2023
Há 2 semanas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.