Tecnologia
Acompanhe:

Universidade bloqueia conexão de iPads após problemas na rede

Bug nos tablets da Apple relacionado à atribuição de endereço IP estaria comprometendo toda a rede da instituição

 (.)

(.)

C
Célio Yano

19 de abril de 2010, 13h07

São Paulo - A Universidade de Princeton divulgou um alerta à comunidade interna na qual diz que a utilização de iPads está provocando problemas na rede do campus. O problema, segundo técnicos da instituição, seria causado por um bug nos tablets da Apple, que estariam mantendo o endereço IP que recebem "além do tempo que deveriam", o que, segundo a universidade, compromete toda a rede.

Somente na última quinta-feira (15), de 41 iPads que estavam no campus, 22 apresentaram o problema, de acordo com a instituição. O defeito foi recorrente em alguns dos dispositivos por diversas vezes e oito iPads tiveram de ser bloqueados.

O escritório de tecnologia da informação (OIT) da Universidade de Princeton diz acreditar que o defeito está relacionado a um bug no sistema operacional do iPad e contatou a Apple para resolver a questão. "Até que uma correção seja providenciada pela Apple, o OIT recomenda que você não conecte seu iPad à rede do campus. iPads que apresentarem o defeito enquanto conectados poderão ter de ser bloqueados a fim de se manter a estabilidade e a confiabilidade dos serviços de rede do campus", informa a universidade no comunicado.

Segundo matéria publicada no Wall Street Journal, as universidades George Washington e de Cornell também identificaram problemas causados por iPads.

A assessoria de imprensa da Apple foi procurada pela reportagem do site Exame, mas não retornou o contato para comentar os bugs. Na semana passada, o governo de Israel proibiu a entrada de iPads no país alegando a possibilidade de problemas nas redes Wi-Fi por conta da incompatibilidade de padrões de conectividade.

Por enquanto, os iPads são vendidos apenas nos Estados Unidos e têm conexão Wi-Fi. Para o mês de maio está prevista a chegada dos iPads com conexão 3G.

Leia outras notícias sobre iPad.