Tecnologia

Se pudessem ter apenas um app, brasileiros teriam WhatsApp

Se você pudesse ter somente um app no smartphone, qual seria? Para 53% dos brasileiros a resposta é simples: WhatsApp

WhatsApp: aplicativo é o queridinho dos usuários brasileiros de smartphone (Justin Sullivan/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo é o queridinho dos usuários brasileiros de smartphone (Justin Sullivan/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 21 de maio de 2015 às 15h02.

São Paulo – Uma pesquisa sobre consumo de aplicativos no Brasil fez a seguinte pergunta aos entrevistados: se você pudesse ter somente um app no smartphone, qual seria?

Mais da metade dos brasileiros (53% deles) disseram que esse app seria o WhatsApp. A pesquisa, feita pela Opinion Box, mostrou que o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. Ele também figura como app mais comprado pelos entrevistados.

Ao todo, apenas 15% dos entrevistados já compraram algum app nas lojas virtuais de seus sistemas. Dentre esses, 14% pagaram pelo WhatsApp. Em seguida, com 10% dos entrevistados, estão jogos, como o Candy Crush.

O principal motivo para não comprar apps é a falta de atrativos. Motivos como "não ver necessidade na compra" (apontado por 46% dos entrevistados) e "não ter encontrado um app que valesse dinheiro" (apontado por 24%) são usados para justificar nunca ter feito uma compra.

A pesquisa também focou em assinatura de serviços de entretenimento. 17% dos entrevistados disseram pagar uma assinatura mensal do tipo. O líder absoluto é o Netflix, indicado por 63% daqueles que pagam por algum serviço.

Em seguida estão o Spotify (indicado por 6%), Sky (por 5% dos usuários) e Deezer (assinado por 3% dos usuários).

A pesquisa mostra que jovens entre 19 e 25 anos são aqueles mais propensos ao uso de redes sociais e outras ferramentas no smartphone (como serviços de backup de fotos e vídeos).

Por outro lado, adultos com mais de 50 anos são os que mais consomem apps como Google Maps, YouTube e aplicativo para buscas do Google.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle MapsIndústria eletroeletrônicaNetflixSmartphonesSpotifyTecnologia da informaçãoWhatsAppYouTube

Mais de Tecnologia

Como hacker russos faliram uma empresa centenária no Reino Unido

Nokia celebra status de 'ícone pop' abrindo seu arquivo de design

TikTok permitiu comentários negacionistas sobre o clima durante COP29, diz ONG

Proibição do TikTok pode custar milhões a gigantes da tecnologia