Redes wi-fi podem ser usadas para contar pessoas, mesmo que elas estejam sem telefones ou tablets

Pesquisadores usam um sinal sem fio para contar o número de pessoas em um espaço determinado

Pesquisadores da Universidade da Califórnia encontraram uma forma de contar pessoas em grandes multidões usando uma rede wi-fi.

A técnica não conta simplesmente quantos smartphones, laptops e tablets estão ligados à rede sem fio enquanto as pessoas passam por ela. Esse tipo de contagem consideraria apenas pessoas que estivessem carregando um dispositivo com wi-fi ligado, o que tira a precisão da contagem.

A tecnologia desenvolvida pela professor de engenharia elétrica Yasamin Mostofi usa um par de placas wi-fi colocadas nas duas extremidades de um espaço com cerca de 200 metros quadrados.

Enquanto os dois cartões trocam dados por meio da rede sem fio, eles são capazes de dizer, usando analises estatísticas e matemática, quando o sinal fica mais fraco por causa de uma pessoa que está passando entre os aparelhos, ou quando o sinal fica mais forte ao ser refletido por alguém.

O processamento dessas quedas e picos no sinal da rede sem fio permite ao sistema contar com precisão o número de pessoas que estão em um determinado espaço. E elas não precisam estar paradas: o sistema consegue perceber até quem está se mexendo pelo espaço.

O sistema da universidade da Califórnia poderá ser usado em sistemas de casas inteligentes, como um ar-condicionado que altera a temperatura do ambiente dependendo de quantas pessoas estão na casa, ou até mesmo na contagem de grandes multidões.

Fonte: Universidade da Califórnia

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.