Tecnologia

Por dentro da casa mais (naturalmente) fresca de Seattle

Embora o surgimento dos sistemas de refrigeração tenha representado um grande ganho de conforto para a vida entre quatro paredes, o próximo passo pode ser eliminá-los

Park Passive, Seattle (©Aaron Leitz)

Park Passive, Seattle (©Aaron Leitz)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h39.

São Paulo - Faça frio ou calor, dentro desta casa na cidade de Seattle, em Washington, EUA, o clima é sempre agradável. E não é por causa de aparelhos como ar-condicionado ou aquecedor (que foram eliminados do projeto), mas por se tratar de uma casa construída segundo padrões sustentáveis e extremante eficiente no consumo de energia.

Chamada de Park Passive, a residência é a primeira "casa passiva" da cidade. Projetada pela firma de arquitetura NK Architects, ela usa 80% menos energia do que outras residências erguidas segundo padrões convencionais.

Vasta iluminação natural, um sistema de isolamento térmico de alta performance e tecnologias eficientes de sombreamento e controle de luz desempenham um papel fundamental na manutenção do clima naturalmente fresco e na redução do consumo de energia da casa. Com 250 metros quadrados, a residência tem quatro quartos e três banheiros.

Veja também: 11 incríveis construções verdes de 2013

Acompanhe tudo sobre:Casas verdesEdifícios verdesSustentabilidade

Mais de Tecnologia

Bluesky atinge 1 milhão de usuários no Brasil em três dias (em meio à suspensão do X)

Bloqueio do X: decisão de Moraes deve passar por avaliação de demais ministros e chegar ao plenário

Saiba o que é VPN, recurso limitado por decisão que suspendeu X

Mais na Exame