Tecnologia

Mozilla revela smartphones com sistema Firefox OS

O sistema operacional Firefox OS, antes conhecido como Boot to Gecko, será baseado em padrões de código aberto, com aplicativos construídos em HTML5, CSS3 e Javascript


	Celular com Firefox OS: como seu foco principal é a velocidade, a aposta será os aparelhos de entrada
 (Divulgação)

Celular com Firefox OS: como seu foco principal é a velocidade, a aposta será os aparelhos de entrada (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 16h28.

São Paulo – A Mozilla anunciou nesta terça-feira, 22, os primeiros modelos de smartphones que rodarão com o novo sistema Firefox OS.

Os aparelhos trazem especificações básicas e ainda são um Developer Preview, ou seja, são indicados apenas para desenvolvedores que queiram criar programas para o Firefox OS e testa-los no novo sistema.

O primeiro aparelho, de codinome Keon, traz tela sensível ao toque de 3,5 polegadas e resolução de 480 x 320 pixels, processador de um núcleo Snapdragon S1 de 1GHz, 512MB de RAM, 4GB de armazenamento interno, conectividade Wi-Fi e câmera de 3 megapixels.

Já o modelo Peak traz algumas melhorias em relação ao Keon como tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e resolução de 960 x 540 pixels, processador dual-core Snapdragon S4 e câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 megapixels. A memória RAM e a armazenagem são iguais ao outro modelo.

O sistema operacional Firefox OS, antes conhecido como Boot to Gecko, será baseado em padrões de código aberto, com aplicativos construídos em HTML5, CSS3 e Javascript.

Como seu foco principal é a velocidade, a aposta será os aparelhos de entrada. Para espalhar o sistema, a Mozilla receberá suporte das operadoras Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint e Telenor. No Brasil a principal parceira é o grupo Telefônica.

Recentemente a Mozilla também liberou um simulador do Firefox OS para computadores e que segue disponível para testes.

Segundo a Mozilla, os “Firefox Phones” serão atualizados com frequência sempre que necessário e o aparelho será desbloqueado também para o uso em qualquer operadora GSM. A empresa não divulgou os preços, mas o modelo Keon será o primeiro a chegar em fevereiro por meio da fabricante Geeksphone.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersFirefoxIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Anatel libera ativação do sinal 5G para mais 506 municípios

Intel tem queda de 21,5% no pré-mercado – e deve demitir até 15 mil funcionários

Apple prevê crescimento impulsionado por IA apesar do mercado chinês

Mais na Exame