Tecnologia

Mozilla pode soltar Firefox 5, 6 e 7 já neste ano

A Mozilla pode liberar as versões 5, 6 e 7 do navegador Firefox até o final deste ano. A informação foi divulgada no roadmap de desenvolvimento do browser.

Firefox: o browser da Mozilla é responsável por 22% dos acessos à web (Francesco Lodolo/Flickr)

Firefox: o browser da Mozilla é responsável por 22% dos acessos à web (Francesco Lodolo/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 13h02.

São Paulo - O roadmap, vale dizer, é um rascunho e apresenta um horizonte viável para o time de desenvolvedores da Mozilla. Contudo, ninguém sabe se ele será seguido à risca. A empresa, por exemplo, planejava ter lançado a versão final do Firefox 4 há algum tempo, e o software ainda está em estágio de testes.

Segundo o roadmap, o Firefox 5 chega em poucos meses e virá com o recurso F1, que integra o browser às redes sociais. O software terá, ainda, compatibilidade nativa com o sistema Windows 7 de 64 bits, o que deve deixá-lo mais rápido e seguro, além de um recurso para criação de perfis. No Firefox 6, a Mozilla quer um motor de JavaScript novo e totalmente adaptado aos padrões do HTML5, melhorias no CSS3 e suporte ao Mac OS X 10.7. Essa versão contará, ainda, com recursos avançados para suportar aplicativos web. O Firefox 7 que, segundo o cronograma, é para o final do ano, virá com modificações na linguagem XBL, e, principalmente, uma arquitetura nova que separa as funções do navegador por processos – deixando-o menos vulnerável a bugs e problemas de desempenho.

Com o roadmap, a Mozilla apresenta um claro movimento para acelerar a inserção de novos recursos no navegador e deixá-lo mais conectado às redes sociais de forma nativa (ou seja, sem a necessidade de add-ons). É um movimento, digamos, bem parecido com o do Google com o seu navegador Chrome.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoFirefoxBrowsersSoftware

Mais de Tecnologia

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção

CEO do YouTube limita tempo dos filhos no próprio YouTube

Trump que contratar 1.000 talentos com experiência em big techs

Microsoft se aproxima de US$ 5 trilhões com aposta em IA