Tecnologia

Mozilla apresenta prévia de smartphones

O anúncio marcou um passo mais amplo do sistema operacional Firefox OS que está sendo construído, usando padrões da web abertos, como o browser Firefox Web


	Mozilla: a prévia do telefone foi feita por um pequeno fabricante com sede na Espanha, GeeksPhone.
 (Francesco Lodolo/Flickr)

Mozilla: a prévia do telefone foi feita por um pequeno fabricante com sede na Espanha, GeeksPhone. (Francesco Lodolo/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 16h56.

San Francisco - A Mozilla Foundation apresentou nesta terça-feira uma prévia de dois smartphones, após ter convidado desenvolvedores a experimentar seu novo sistema operacional para celulares de código aberto, desafiando o iOS, da Apple, e o Android, da Google.

O anúncio marcou um passo mais amplo do sistema operacional Firefox OS que está sendo construído, usando padrões da web abertos, como o browser Firefox Web.

A prévia do telefone foi feita por um pequeno fabricante com sede na Espanha, GeeksPhone, a primeira em que o grupo sem fins lucrativos espera que seja uma série de smartphones de baixo-custo que possa ser vendido em todo o mundo.

"Esta semana estamos anunciando a prévia de nossos telefones Firefox OS porque acreditamos que os desenvolvedores trarão a força da web para o celular", disse Stormy Peters em um post em um blog, diretora de sites e de engajamento de desenvolvimento do Mozilla.

"Se você é um desenvolvedor interessado em tecnologias da web e celular, agora é tempo de experimentar o Firefox OS", disse Peters.

O sistema operacional, disse ela, é um esforço para "manter a web aberta" e "ajudar a garantir que a força da web esteja disponível a qualquer pessoa, mesmo nos aparelhos móveis".

Ao usar a plataforma aberta, disse ela, "você não está preso em um ecossistema controlado pelo vendedor. Você pode distribuir aplicativos através do Firefox Marketplace, seu próprio website, ou qualquer loja baseada na loja de aplicativos aberto da Mozilla".

O famoso projeto do grupo sem fins lucrativos Boot to Gecko desafia o Android, do Google e o iOS da Apple, para criar uma alternativa que possa produzir smartphones que sejam mais baratos que um iPhone, mas ofereça experiência similares que as de outras plataformas.

O GeeksPhone disse em seu site que os dois novos celulares se chamam Keon, com uma tela de 3,5 polegadas, e Peak, com uma tela maior, de 4,3 polegadas. Ambos usam chips Qualcomm Snapdragon.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaInternetSmartphones

Mais de Tecnologia

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Anatel libera ativação do sinal 5G para mais 506 municípios

Intel tem queda de 21,5% no pré-mercado – e deve demitir até 15 mil funcionários

Apple prevê crescimento impulsionado por IA apesar do mercado chinês

Mais na Exame