Tecnologia

Mapa do Spotify mostra as músicas mais ouvidas em várias cidades pelo mundo

O mapa é baseado no do OpenStreetMap, e os dados foram inseridos ali usando uma ferramenta chamada CartoDB

mapaspotify (Reprodução)

mapaspotify (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2015 às 09h14.

O Spotify anunciou nesta segunda-feira uma nova iniciativa para mostrar como os gostos musicais são diferentes ao redor do mundo. Chamado de Musical Map, o projeto relaciona, a diversas cidades, playlists compostas pelas faixas mais ouvidas em cada local.

O mapa é baseado no do OpenStreetMap, uma alternativa open source ao Google Maps, e os dados foram inseridos ali usando uma ferramenta chamada CartoDB. Um clique em um ponto verde revela o nome do lugar e o país ao qual pertecen, além de dar o link para a lista de reprodução no site do Spotify, onde as músicas podem ser ouvidas gratuitamente.

Mas o que esse projeto revela? Basicamente, as “tendências de escuta globais”, como explicou a empresa em comunicado enviado à imprensa. Com essa análise de dados, a companhia descobriu que o Hip-Hop é o gênero mais popular entre seus usuários no mundo todo, já que faixas que se encaixam nesse estilo são as que mais aparecem em playlists.

Outra informação interessante: os artistas locais são os mais populares “nas áreas onde eles vivem, em todos os gêneros musicais”. Ou seja, apesar da popularidade de algumas músicas de artistas pop, quem domina Belém, no Pará, ainda é Wesley Safadão (um ponto fora da curva, já que o grupo do cantor é do Ceará), enquanto Salvador tem como grupo mais popular os forrozeiros do Estakazero.

Além das capitais no norte e no nordeste brasileiro, o Musical Map traz dados sobre diversos municípios no sul, no sudeste e no centro-oeste do país. Há também informações de locais nos EUA, na Europa, em alguns poucos locais na Ásia e na Oceania. Se quiser conhecer mais sobre as cidades pelo mundo, dá para conferir o mapa todo abaixo.

https://eliotvb.cartodb.com/viz/971d1556-0959-11e5-b1a4-0e9d821ea90d/embed_map

Acompanhe tudo sobre:Big dataINFOLocalizaçãoMapasSpotify

Mais de Tecnologia

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Apple TV+ faz em um mês audiência que a Netflix faz em um dia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Mais na Exame