Acompanhe:

Maior empresa de cursos on-line da Rússia chega ao Brasil

Por meio da fusão com a startup brasileira Mentorama, a Skillbox traz ao país cursos profissionalizantes na área de tecnologia

Modo escuro

Continua após a publicidade
Mentorama: edtech oferece cerca de 50 cursos na área de tecnologia (Mentorama/Divulgação)

Mentorama: edtech oferece cerca de 50 cursos na área de tecnologia (Mentorama/Divulgação)

L
Lucas Agrela

Publicado em 4 de novembro de 2021 às, 10h30.

Última atualização em 4 de novembro de 2021 às, 10h45.

A Skillbox Holding Limited, maior empresa de cursos on-line da Rússia, chega ao Brasil a partir desta semana, após realizar uma fusão com a edtech brasileira Mentorama. São oferecidos, atualmente, cerca de 50 cursos profissionalizantes na área de tecnologia, especialmente nos campos de design, programação, desenvolvimento de games e marketing.

A Skillbox tem como maior acionista a empresa VK, mais conhecida como Mail.ru Group, que é a maior empresa de tecnologia da Rússia.

Em um ano de atuação, a Mentorama gravou mais de 700 horas de aulas. Com a fusão com a empresa russa, a expectativa é ampliar as vendas de cursos tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Ao todo, atualmente, a Mentorama tem 20 parcerias corporativas.

“Os cursos são elaborados junto com especialistas que estão trabalhando na linha frente do mercado, e não apenas professores com conhecimento teórico. As empresas têm interesse em atrair esses profissionais”, afirma Anton Vinogradov, CEO da Mentorama, em entrevista exclusiva para a EXAME.

Os cursos oferecidos ensinam habilidades práticas para o mercado de trabalho, como programação em Java ou Python, bem como técnicas de marketing de performance para empresas. Existe a expectativa de ampliar o escopo dos cursos no futuro. Só a Skillbox tem mais de 560 cursos. Há, ainda, interesse em adentrar áreas do ensino superior, no campo de especialização.

“Todos os segmentos de educação estão no radar da empresa. A prioridade inicial é clara: oferecer educação complementar para as áreas práticas mais demandas para o mercado de trabalho. A empresa considera possibilidades como cursos de MBA, inclusive na Rússia”, diz Vinogradov.

De acordo com o executivo, a VK não deve ter grande interferência no funcionamento cotidiano da empresa. Mas seu apoio deve ser importante para o crescimento da companhia. “A VK é a maior acionista da Skillbox e esperamos que a Mentorama nos ajude com sua experiência no mercado de educação on-line. Mas a própria equipe da Mentorama irá tocar o dia a dia da empresa. Talvez, com a fusão, haja uma maior integração entre as equipes para possibilidades de aberturas de novos postos de trabalho no Brasil.”

Os cursos partem do zero e podem ajudar a desenvolver habilidades fundamentais para que o aluno possa entrar bem no mercado de trabalho como um profissional júnior ou mesmo pleno, se ele já tiver alguma experiência na área. Todas as aulas são gravadas e podem ser acessadas a qualquer horário. Há, também, o atendimento com tutores, que é feito em tempo real.

A Skillbox e a Mentorama buscam espaço em um mercado em ascensão no Brasil, mas que tem já muitos competidores em busca de um lugar ao sol. Empresas como a Trybe, a Ironhack, a Udemy e a Conquer oferecem cursos que ensinam habilidades a profissionais que almejam entrar no mercado de trabalho em áreas ligadas à tecnologia. Mas, de fato, ainda faltam profissionais especializados na área. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura por profissionais de TI será de 420 mil pessoas até 2024 e o Brasil forma apenas 46 mil por ano.

Últimas Notícias

Ver mais
Europa precisa se preparar para os riscos de enfrentar uma guerra, diz Von der Leyen
Mundo

Europa precisa se preparar para os riscos de enfrentar uma guerra, diz Von der Leyen

Há 14 horas

Transnístria, região separatista da Moldávia, pede 'proteção' da Rússia
Mundo

Transnístria, região separatista da Moldávia, pede 'proteção' da Rússia

Há 20 horas

Funeral de Navalny acontecerá na sexta-feira em Moscou
Mundo

Funeral de Navalny acontecerá na sexta-feira em Moscou

Há um dia

Rússia ensaiou usar armas nucleares e temeu invasão da China, diz jornal
Mundo

Rússia ensaiou usar armas nucleares e temeu invasão da China, diz jornal

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais