iPhone e iPad terão multitarefa

Recurso estará disponível na nova versão do sistema operacional iPhone OS 4, que chega em abril

São Paulo - O iPhone o iPad, da Apple finalmente terão a possibilidade de executar mais de uma tarefa simultaneamente. O recurso estará disponível na nova versão do sistema operacional para os dispositivos móveis iPhone OS 4. A tecnologia foi apresentada hoje, dia 8, pelo CEO da Apple, Steve Jobs, durante uma conferência nos Estados Unidos.

Além da tão aguardada multitarefa, o novo sistema permitirá uma melhor organização dos aplicativos, que poderão ser agrupados em pastas. O iPhone OS 4 ainda trará uma nova versão do aplicativo iBooks, que permitirá a transferência de livros digitais entre um iPad e um iPhone, e o iAd, uma plataforma para publicidade, que, segundo a Apple, combinará "a emoção dos comerciais de TV com a interatividade das propagandas web".

Outra novidade será o Game Center, uma rede social onde será possível desafiar amigos em determinados jogos, iniciar games no modo multiplayer e competir em recordes de pontos, por exemplo.

A companhia esclareceu que alguns recursos não estarão disponíveis para todos os produtos. Multitarefa, por exemplo, só no iPhone 3GS e na terceira geração do iPod Touch (modelos 2009 de 32GB e 64GB).

O novo sistema já está disponível em versão experimental para programadores e poderá ser baixada a partir de junho para o iPhone e o iPod Touch. A versão do iPhone OS 4 para o iPad chegará ao mercado a partir de dezembro.

Números

Na conferência de lançamento do software, a Apple aproveitou para apresentar os principais números já obtidos pela companhia na plataforma móvel. Segundo a empresa, mais de 185 mil aplicativos estão disponíveis para os consumidores em 90 países, e quatro bilhões de downloads já foram feitos na App Store. Ao todo, mais de 85 milhões de unidades do iPhone e iPod Touch foram vendidos em todo o mundo.
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.