Instagram libera atualização que facilita bate-papo privado

Com a nova versão do aplicativo, os usuários agora podem enviar conteúdos, como fotos, vídeos e até a localização, diretamente da linha do tempo para um amigo

São Paulo – O Instagram quer ganhar espaço em uma área que o Snapchat e o WhatsApp reinam. A empresa liberou hoje uma atualização que atinge o Direct, uma área do app para envio de imagens e vídeos de forma privada.

A principal mudança está relacionada à forma de começar conversas. Antes, os usuários precisavam tirar uma foto ou escolher uma na galeria para compartilhar com um contato. Com a atualização, será possível enviar uma foto diretamente da linha do tempo para um seguidor.

Funciona da seguinte forma: o indivíduo vai encontrar uma seta ao lado dos ícones de comentar e curtir embaixo dos posts em sua linha do tempo. Ele precisa apertar nesta seta para enviar a imagem ou vídeo diretamente a um amigo ou grupo.

“Ainda é possível tocar na foto ou no vídeo para curtir a publicação original de dentro do Direct”, disse Ann Baum, engenheira do Instagram para iOS, em entrevista a EXAME.com.

O usuário também poderá compartilhar sua localização e as páginas de hashtags do app a partir do ícone da seta.

A nova função facilita o compartilhamento, já que antes era preciso mencionar uma pessoa em uma foto ou vídeo para isso. Segundo o Instagram, 40% dos comentários no app incluem uma menção.

Outra novidade do Direct é a conversa em sequência. Isto significa que o usuário terá um histórico de mensagens em apenas um lugar. Antes da atualização, era criada uma nova conversa toda vez que um conteúdo era compartilhado.

Com a nova versão, o usuário do app também pode nomear grupos e usar emojis maiores. O Instagram ainda adicionou uma função que facilita o acesso à câmera frontal para responder a mensagens com selfies.

Privacidade

Segundo Baum, fotos e vídeos compartilhados no Direct são visíveis apenas para usuários que já poderiam ver as publicações na linha do tempo. Caso a conta seja privada, só indivíduos autorizados poderão ver o conteúdo compartilhado no Direct.

Os únicos usuários que podem lhe enviar uma mensagem pelo Direct são seus seguidores. No entanto, isso não impede o recebimento de conteúdo de desconhecidos.

Ao receber uma mensagem de um não seguidor, a pessoa verá um alerta de pendência no ícone do Direct, no canto esquerdo superior da tela, e pode decidir se vai aprovar ou não a mensagem.

O Instagram Direct foi lançado em 2013 e, segundo Baum, mais de 85 milhões de pessoas usam a função todos os meses. “Foram muitos pedidos de nossos usuários por esta mudança no app”, finalizou a engenheira. Para comparação, o Instagram tem 300 milhões de usuários.

A nova versão do Instagram está disponível para usuários de iPhone e de smartphones com Android.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.