Tecnologia

Grupo declara EUA como principais “inimigos da internet”

Segundo o RSF, o governo americano como um todo não representa uma ameaça, mas sim agências específicas deste país como a NSA.

Internet (Reprodução)

Internet (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 08h33.

O grupo ativista Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publica anualmente uma lista com os principais “Inimigos da Internet”. O relatório busca mostrar o atual momento da internet, revelando quais países ao redor do mundo impossibilitam um livre acesso às informações pela web.

Lugares como Coreia do Norte e China regularmente constam na lista, mas a versão de 2014 deste relatório traz um novo protagonista: os americanos. 

Segundo o RSF, o governo americano como um todo não representa uma ameaça, mas sim agências específicas deste país como a NSA.

As denúncias de Edward Snowden e o vazamento de documentos relacionados à espionagem levaram os Estados Unidos a marcar presença na lista e ser considerado um inimigo da internet. 

“Identificar unidades de governo ou agência em vez de governos inteiros como ‘Inimigos da Internet’ nos permite chamar a atenção para atitudes esquizofrênicas com relação à liberdade online que prevalece em alguns países. Três partes de governos indicados pelo RSF para este relatório estão localizadas em democracias que tradicionalmente alegam respeitos fundamentais à liberdade: Índia (CDT), Reino Unido (GCHQ) e Estados Unidos (NSA)”, aponta o estudo. 

De acordo com o relatório, essas três agências são apontadas como principais “Inimigos da Internet”, pois permitem que países como Irã, China, Arábia Saudita e Bahrain justifiquem suas violações de liberdade à informação devido à espionagem.

5 apps para navegar com privacidade na web
Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:InternetPaíses ricosEstados Unidos (EUA)CensuraEspionagemINFOEdward SnowdenNSA

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA