James Comey (Justin Sullivan/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 17 de outubro de 2014 às 08h36.
O diretor do FBI, James Comey, disse nesta quinta-feira (16) que o governo dos EUA deveria ter acesso a dados pessoais de todos os celulares. Segundo ele, só assim seria possível acabar com terroristas e molestadores de crianças.
De acordo com o CNET, Comey disse que tanto a comunicação em tempo real quanto os dados armazenados estão cada vez mais criptografados, e que a tendência dos prestadores de serviços de criptografar os dados de seus clientes podem impedir que o governo encontre criminosos.
"A justiça pode ser negada por conta de um telefone bloqueado ou um disco rígido criptografado", disse Comey em seu discurso no Instituto Brookings.
Para ele, a solução seria as empresas de tecnologia construírem front-doors nos celulares e smartphones de seus consumidores. Nós não estamos buscando uma abordagem back-door", Comey disse, referindo-se a um termo comum para criptografia. Queremos usar a porta da frente, com clareza e transparência, e com uma orientação clara pelos termos da lei, incluindo ordens judiciais, afirmou.