Google diz que está trabalhando para reduzir alto consumo de memória RAM do Chrome

Engenheiro de software do Chrome reconhece o problema e diz que o grupo está pesquisando maneiras de reduzir o uso de bateria da versão móvel para o navegador

Na mesma semana em que falamos do plugin The Great Suspender, uma extensão para Chrome que reduz o consumo de memória colocando as abas para "dormir", um funcionário do Google revelou que a equipe de engenharia da empresa trabalha em uma solução para amenizar esse problema do navegador, bem conhecido por muitos usuários.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no fórum online Reddit (os populares AMAs, sigla em inglês para Ask Me Anything), um internauta perguntou: “Por que o Chrome Mobile usa uma quantidade absurdamente alta de bateria quando comparado a outros navegadores na versão mobile?”. “Nós estamos trabalhando ativamente para reduzir o uso da bateria e estamos olhando tanto para quando o Chrome está em primeiro plano quanto em segundo plano”, respondeu um dos engenheiros. “Desde a sua criação, o Chrome tem focado em segurança e desempenho da web em todas as plataformas suportadas. Algumas vezes o desempenho chegou ao custo de utilização de recursos, mas, dada a importância da plataforma móvel, esta é uma das principais coisas que estamos de olho.”

O engenheiro do Google indica um link do Chromium — o projeto open-source para aprimorar o Chrome — aos interessados em otimizar o uso de bateria do Chrome para Android.

Com mais de um quarto do mercado — 25,68% de acordo com dados deste mês da NetMarketShare — o Google Chrome cria um processo independente para cada uma das guias abertas, devorando memória RAM e, consequentemente, diminuindo a autonomia de bateria dos usuários de smartphone.

Apesar de ser uma situação mais crítica na plataforma móvel, os esforços do Google para fazer o navegador consumir menos recursos valem também para os desktops. “Estamos endireitando o Chrome para melhorar a nossa velocidade de inicialização e lutando para otimizar o uso da memória”, disse o engenheiro na sessão AMA.

Enquanto o problema não é completamente resolvido, você pode conferir aqui dicas do próprio Google para reduzir o consumo de memória. 

Fonte: Reddit e Tech Gadget Central

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.