Tecnologia

Empresa americana faz teste com chips instalados em funcionários

A CityWatcher.com, de Ohio, quer controlar o acesso de seus empregados a salas especiais dentro da empresa. "Não é GPS, apenas um cartão de identificação", diz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Dois americanos, que trabalham para uma empresa de segurança sediada em Ohio, aceitaram participar de uma experiência delicada. Ambos tiveram chips de identificação instalados na parte superior de seu braço direito, que permitirá monitorar seus passos.

A CityWatcher.com, que emprega os dois funcionários, é uma empresa de segurança que trabalha basicamente com sistemas de filmagem. Segundo seus executivos, o objetivo é usar os chips como forma de controlar o acesso de seus empregados a salas que guardam imagens de interesse da polícia e de outras agências governamentais. A informação foi publicada nesta segunda-feira (13/1) pelo jornal britânico Financial Times.

Segundo o presidente da CityWatcher.com, Sean Darks, não se trata de seguir os passos dos funcionários 24 horas por dia, mas apenas um novo modelo de cartão de identificação. "Isso não é GPS, ou seja, minha mulher não saberá dizer onde estou", disse o executivo, que tem ele próprio um chip implantado no braço.

A empresa de tecnologia VeriChip, que forneceu os microprocessadores à CityWatcher.com, disse que o dispositivo já vinha sendo utilizado nos Estados Unidos, mas apenas por razões médicas. Cerca de 70 americanos têm um chip instalado em seus organismos, segundo a empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF