Dubai anuncia impressão de 1º prédio funcional 3D do mundo
Dubai irá construir um pequeno prédio usando uma impressora tridimensional pela primeira vez, num esforço para desenvolver uma tecnologia que reduzirá custos
Modo escuro
Dubai, nos Emirados Árabes: protótipo do prédio de um andar de Dubai, com cerca de 185 metros quadrados, será impresso camada por camada (Wikimedia Commons)
Publicado em 30 de junho de 2015, 20h13.
Dubai - Dubai anunciou que irá construir um pequeno prédio de escritórios usando uma impressora tridimensional (3D) pela primeira vez, num esforço para desenvolver uma tecnologia que reduzirá custos e poupará tempo enquanto a cidade cresce.
A impressão em 3D, que usa uma impressora para fazer objetos tridimensionais a partir de um projeto digital, está ganhando espaço em indústrias ao redor do mundo, mas tem sido até agora pouco utilizada na construção.
O protótipo do prédio de um andar de Dubai, com cerca de 185 metros quadrados, será impresso camada por camada usando uma impressora de cerca de 6 metros de altura, afirmou o ministro dos Emirados Árabes Unidos para Questões de Gabinete, Mohamed Al Gergawi, nesta terça-feira.
O edifício será, então, montado no local dentro de algumas semanas. A mobília interior e os componentes estruturais também serão construídos com uma impressora 3D com concreto armado, reforço de gesso com fibra de vidro e plástico.
O projeto é uma parceria entre Dubai e a Winsun, uma empresa chinesa que tem sido pioneira na utilização de impressoras 3D para construir casas. O ministro citou estudos que estimam que a técnica poderia reduzir o tempo de construção entre 50 e 70 por cento e custos trabalhistas entre 50 e 80 por cento.
Mais lidas em Tecnologia
Produtos Recomendados pela Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais