Tecnologia

Conheça as novidades do iOS 6

Até o momento, apenas os aparelhos cadastrados em contas de desenvolvedores conseguem instalar o iOS 6


	Tim Cook em apresentação do iPhone 5: Apple também reduziu a quantidade de passos para enviar fotos e vídeos pela internet
 (Getty Images)

Tim Cook em apresentação do iPhone 5: Apple também reduziu a quantidade de passos para enviar fotos e vídeos pela internet (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 18h08.

São Paulo - A Apple promoverá nesta quarta-feira um evento em São Francisco (EUA). Nele, a empresa deve anunciar a próxima geração do iPhone e liberará o download do sistema operacional iOS 6, entre outras novidades.

Até o momento, apenas os aparelhos cadastrados em contas de desenvolvedores conseguem instalar o iOS 6, que é compatível com aparelhos iPod Touch (4ª geração), iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2 e Novo iPad. Vale lembrar que algumas funções são liberadas de acordo com o modelo do dispositivo.

No iOS 6, a Apple substituiu o Google Maps pelos mapas da empresa TomTom, que recria um ambiente 3D em algumas cidades e permite sobrevoar as casas e prédios. Uma das funções mais populares do Google Maps, o Google Street View, também deixou de fazer parte do sistema operacional móvel.

Já a assistente de voz Siri deve continuar no iPhone 4S e iPad 3 e ganhar espaço na próxima versão do iPhone. Agora, esta função permite abrir aplicativos, consultar placar de jogos e fazer reservas em restaurantes. Ainda não há previsão para incluir o suporte ao idioma português.

Até o momento, a tecnologia NFC não faz parte dos modelos de smartphone e tablets comercializados pela Apple. Ainda de acordo com os rumores divulgados internacionalmente, a empresa integrará este padrão de comunicação na próxima geração do iPhone e criará aplicativos compatíveis com o serviço, como o Passbook, que reúne tickets eletrônicos.

A central de notificações da versão de testes do iOS 6 reúne os alertas dos aplicativos, índices das principais bolsas de valores, além de contar com integração do Twitter e Facebook. Com isso, é mais fácil atualizar as redes sociais. Este recurso também permite completar a agenda com os dados divulgados pelos amigos nas redes sociais, como site pessoal, nome completo e telefones.


Outro recurso do iOS 6 chamado "não perturbe" bloqueia alertas de aplicativos e chamadas. Há uma opção para agendar um horário para iniciar o uso deste app. Já o menu "privacidade" dentro das configurações mostra os documentos pessoais que cada aplicativo consegue acessar e a loja virtual App Store ganhou novo visual.

A Apple também liberou o uso do FaceTime (videoconferência) por meio da rede celular, incluiu a opção de ignorar uma ligação com uma mensagem SMS padronizada e desenvolveu novas funções para facilitar o uso do iPad e iPhone por pessoas que contam com alguma deficiência.

O gerenciador de e-mail do iOS 6 ganhou novas funções. Uma lista de pessoas importantes agrupa as mensagens de apenas alguns usuários e há também uma maneira de incluir anexos sem sair do aplicativo.

O navegador de internet Safari agora permite acessar as páginas que estão abertas em outros aparelhos, exibe páginas em modo de tela cheia e permite incluir sites em uma lista de leitura.

A Apple também reduziu a quantidade de passos para enviar fotos e vídeos pela internet. O iOS 6 conta com uma função que compartilha os documentos usando o aplicativo iPhoto e os serviços de armazenamento em nuvem chamado iCloud.

A empresa pode alterar funções e incluir aplicativos até a data do lançamento do iOS 6. Até o momento, a Apple liberou quatro versões de testes do sistema operacional móvel.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiOSiPhoneiPhone 5SmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Motorola Moto G24 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy A54 é bom? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy M35 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy S23 FE vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame