Companhias retomam controle após ataque cibernético, diz Espanha

O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha afirmou que muitas companhias espanholas foram alertadas a tempo e puderam se esquivar do problema

Madri - O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha, INCIBE, afirmou que muitas das corporações do país afetadas por um ataque cibernético estão retomando o controle de seus sistemas e reiniciando operações.

Comunicado publicado no fim da sexta-feira no site de instituto não deu detalhes sobre as companhias afetadas.

A gigante das telecomunicações Telefónica, da Espanha, já havia admitido anteriormente o ataque.

O INCIBE, que opera sob o Ministério de Energia, Turismo e Agenda Digital, afirmou que muitas companhias espanholas foram alertadas a tempo e puderam se esquivar do problema.

A Espanha está entre os países afetados pelo grande ataque cibernético em busca de extorsão que atingiu dezenas de nações.

Os vírus invadiam computadores e era exigido resgate para liberar os sistemas de hospitais, companhias do setor de telecomunicações e de outras áreas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.