Tecnologia

Brasileiro vai liderar realidade virtual do Facebook

Hugo Barra será o chefe da Oculus VR, responsável pelo Oculus Rift

Realidade virtual: Avatares de Hugo Barra e Mark Zuckerberg aparecem em ambiente digital (Facebook/Reprodução)

Realidade virtual: Avatares de Hugo Barra e Mark Zuckerberg aparecem em ambiente digital (Facebook/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 11h37.

São Paulo – O brasileiro Hugo Barra já passou pela divisão de Android do Google e foi vice-presidente da fabricante de smartphones Xiaomi, responsável pela expansão internacional da marca. Agora, Barra vai liderar o setor de realidade virtual do Facebook.

O anúncio no Facebook foi feito em conjunto por Barra e por Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook.

A novidade põe fim à incerteza de quem assumiria a Oculus VR após um processo de propriedade intelectual, que esteve em evidência na última semana. Brendan Iribe, cofundador da Oculus VR, deixou o cargo de CEO da empresa no mês passado.

"Hugo compartilha da minha crença de que a realidade virtual e a aumentada são a próxima grande plataforma", escreveu Zuckerberg. "Hugo vai ajudar a construir esse futuro."

O brasileiro será vice-presidente de realidade virtual do Facebook e ficará alocado no Vale do Silício, local que ele considera ser seu lar. Barra afirma que sua missão será fazer descobertas tecnológicas e de maneira que elas possam estar disponíveis para um grande número de pessoas o mais rápido possível.

Em 2014, Zuckerberg demonstrou o quanto acredita na realidade virtual ao comprar a Oculus VR por 2 bilhões de dólares.

Ao longo dos três anos em que trabalhou na companhia chinesa, Barra levou a Xiaomi a três países: Índia, Myanmar e Brasil – neste último, a operação não deu certo.

 

Acompanhe tudo sobre:FacebookSoftwareRealidade virtual

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA