Apple prepara iPad gigante de 12,9 polegadas, diz relato

A Apple deve iniciar, no início de 2015, a produção de um iPad gigante, com tela de 12,9 polegadas, afirma a agência Bloomberg.

	Tim Cook apresenta o iPad Air: um modelo maior parece estar a caminho
 (Getty Images)
Tim Cook apresenta o iPad Air: um modelo maior parece estar a caminho (Getty Images)
M
Maurício GregoPublicado em 26/08/2014 às 17:17.

São Paulo -- Os fornecedores da Apple preparam-se para iniciar a produção de um iPad gigante, com tela de 12,9 polegadas, afirma a agência Bloomberg. O tablet começaria a ser fabricado no início de 2015.

O rumor não é novo. Há tempos comenta-se que a Apple estaria desenvolvendo um iPad maior, apelidado de iPad Pro. Seria um terceiro tamanho na linha iPad, que já tem o iPad Air, de 9,7 polegadas, e o iPad mini, de 7,9.

Aparentemente, a Apple espera que o novo tamanho contribua para ampliar as vendas do iPad, que ficaram estagnadas nos dois últimos trimestres.

A explicação mais aceita para essa desaceleração é que o ciclo de reposição dos tablets é mais longo que o dos smartphones. Quem comprou um iPad só vai pensar em substituí-lo por outro mais novo depois de três ou quatro anos.

Nesse cenário, o crescimento de vendas deve ser maior em países onde boa parte da população ainda não tem um tablet; e nas empresas, que demoraram mais que os consumidores para adotar esse gadget.

Jitesh Ubrani, analista da empresa de pesquisas de mercado IDC, disse à Bloomberg que um iPad com tela maior seria bem aceito no ambiente corporativo. A Apple já tem uma parceria com a IBM para atender a esse público.

O iPad Pro seria um concorrente para tablets como o Galaxy Tab Pro 12.2, da Samsung, e o Surface Pro 3, da Microsoft. Ambos têm tela de cerca de 12 polegadas. É até possível que a Apple ofereça um teclado mecânico para seu novo modelo, como faz a Microsoft com o Surface.

A Bloomberg diz que os novos modelos do iPad Air e do iPad mini, que devem ser anunciados pela Apple em outubro, já estão em produção. A expectativa é que eles tragam, como principal novidade, o sensor de impressões digitais Touch ID, que apareceu primeiro no iPhone 5.

Antes disso, a Apple deve apresentar o iPhone 6, com tela de 4,7 polegadas, e seu irmão maior com tela de 5,5 polegadas. A apresentação deve ser no próximo dia 9.