Apple pode matar o iPad mini em 2015

Um noticiário chinês afirmou que a Apple pode matar o iPad mini quando começar a fabricar um novo modelo com tela de 12,2 polegadas

	iPad mini 3: a única novidade no modelo mais recente é o sensor de impressões digitais
 (Justin Sullivan/Getty Images)
iPad mini 3: a única novidade no modelo mais recente é o sensor de impressões digitais (Justin Sullivan/Getty Images)
V
Victor CaputoPublicado em 04/11/2014 às 09:56.

São Paulo – A Apple pode matar o iPad mini em breve. Essa informação foi publicada por um noticiário chinês, o UDN, e deve ser vista com cautela. O site cita suas fontes como profissionais envolvidos na linha de produção de peças para a Apple, em Taiwan.

De acordo com eles, a Apple irá parar de fazer o iPad mini assim que uma nova versão do tablet, com tela maior, começar a ser fabricada. Com isso, a terceira versão do iPad mini, anunciada no mês passado, pode ser a última.

O anúncio dos novos modelos de iPad pode fornecer alguns indícios de que a Apple realmente está deixando o iPad mini de lado. No mesmo evento foram anunciadas novas versões para o iPad Air e para o de tela menor.

O iPad Air foi anunciado com um novo processador, tela aprimorada, menor espessura e com o leitor de digitais Touch ID. Já o mini não teve muitas mudanças. Aliás, fora a chegada do Touch ID, ele é o mesmo tablet que havia sido lançado há um ano.

Outro fato que complica a vida do iPad mini é que agora o iPhone está maior. A Apple lançou neste ano o iPhone 6 Plus, uma versão com tela de 5,5 polegadas. O iPad mini tem tela de 7,9 polegadas, um número muito próximo da tela do iPhone maior. Não faz sentido um usuário ter um celular e um tablet com telas de tamanho tão próximo.

Mesmo o iPhone 6 com tela menor aumentou bastante, indo de 4 polegadas para 4,7. Caso seja verdade que a Apple irá parar de produzir o iPad mini, isso pode vir de um entendimento que com smartphones maiores, o público não vai buscar um tablet “mini”, mas sim um com tela grande.

Dentro desse cenário faz mais sentido a produção e venda de um tablet com tela de 12,2 polegadas (número especulado para o iPad Pro).

É importante lembrar que as informações não foram confirmadas pela Apple.