São Paulo - A revolução causada pelos smartphones foi grande. Mas uma das grandes mudanças que eles causaram foi no campo da fotografia. Pouco a pouco, eles vão aposentando as câmeras compactas. Os avanços nas câmeras dos smartphones foram rápidos. Ao combinar as câmeras com apps, os gadgets se tornaram a principal câmera de muita gente. Aqui você encontra as sugestões de bons apps para quem ama fotografar com o smartphone. Eles vão desde apps alternativos às aplicações nativas, até outros para tratamento e compartilhamento das imagens.
O AfterLight dá mais opções de edição do que a maioria de seus concorrentes. Além de oferecer filtros para serem aplicados às imagens, ele ainda permite cortes com formas geométricas, aplicação de texturas e diferentes bordas. Depois de ajustada, a imagem pode ser exportada do app em diferentes resoluções ou então compartilhada em diversas redes sociais. O app é pago e custa 0,99 dólar. Ele está disponível para Android e iOS.
O VSCO Cam é um dos campeões na categoria editor de fotos. Ele se destaca principalmente por ser um aplicativo grátis. Ele tem uma porção de opções de edição. Ele vem com alguns filtros pré-definidos (o usuários ainda pode comprar outros a mais). Dentro dos filtros, é possível ajustar manualmente características como saturação de cor, contraste, brilho, concentração da tinta, exposição, granulação, entre outras. O VSCO Cam é grátis e está disponível para Android e para iOS.
O Groopic é uma mão na roda para fazer com que todos apareçam na foto. Com ele, é preciso fotografar a cena duas vezes, com fotógrafos diferentes. O app então combina as duas fotos, incluindo todos na imagem final. Para um resultado satisfatório, é preciso que todos fiquem imóveis (e o cenário também, o que pode dificultar um pouco). Ele pode ser baixado de graça, mas para ter acesso às imagens feitas por ele, é preciso pagar 0,99 dólar. Ele está disponível para Android e iOS.
O Retrica é um aplicativo bem parecido com o Instagram. A sua grande vantagem é a enorme quantidade de filtros para serem aplicados sobre as fotos. Ele oferece 80 filtros diferentes (25 deles são fornecidos após um pagamento dentro do app, por 4,55 reais). Dentro do app é possível compartilhar as fotos em qualquer rede social. Outra boa ferramenta do Retrica é a que permite fazer montagens com diversas fotografias batidas no aplicativo. O usuário pode escolher a quantidade de fotos e ajustar as bordas. O Retrica está disponível para Android e iOS.
O Instagram talvez seja um dos grandes culpados pela popularização das fotos em smartphones. O aplicativo é uma rede social voltada exclusivamente para imagens. Ele permite que o usuário fotografe diretamente no app e aplique filtros (mania que depois se espalhou para diversos aplicativos). A linha do tempo do Instagram é simples o suficiente para fazer a experiência de ver as fotos de seus amigos algo bastante agradável. O aplicativo também permite que seus usuários postem vídeos curtos (na minha linha do tempo, no entanto, as fotos ainda são grande maioria). O Instagram tem versões para Android, iOS e Windows Phone. Ele é grátis para todas as plataformas.
O Camera+ é uma das melhores alternativas ao app nativo do iOS. Ele foi desenvolvido por uma fotógrafa profissional. Ele vem com temporizador para autorretrator, estabilizador digital e fotos sequenciais. O app ainda oferece uma variedade de filtros para serem aplicados sobre as imagens. Ele também permite que as fotos sejam compartilhadas em redes sociais ou por e-mail. O app é pago. Ele custa 2,99 dólares e está disponível somente para iOS.
O EyeEm funciona um pouco diferente do Instagram na questão dos filtros. Eles podem ser aplicados à imagem antes que ela seja capturada. Isso encoraja o fotógrafo a analisar a cena antes de clicá-la. O EyeEm tem sua própria comunidade onde as fotos são compartilhadas. Nela, o app propõe uma série de “missões”, em que cada fotógrafo apresenta suas melhores fotos sobre um tema. Há também encontros ao vivo em algumas cidades. O app tem versões para Android e iOS. Ele é grátis.
As fabricantes de dispositivos com Android costumam realizar mudanças no sistema. Uma delas é alterar a câmera desenvolvida pelo Google por outra própria. Por conta disso, o Google disponibilizou seu aplicativo de câmera para que possa ser baixado e instalado por quem quiser (mesmo que o smartphone rode uma versão modificada do Android). O app tem algumas funções diferentes como o modo de desfoque. Com uma rápida movimentação na hora de tirar a foto, o fundo fica completamente desfocado. Com o app também é possível fazer o Photo Sphere, que é uma imagem de 360º montada a partir de outras diversas fotos. O app está disponível somente para Android e é grátis.
O Lenka é um app especializado em fotografias em preto e branco. O aplicativo permite que o usuário faça pequenos ajustes nas fotos. Entre eles estão contraste e a temperatura das cores (isso é feito na foto colorida, antes da conversão para preto e branco). Dentro do app ainda estão ferramentas simples como corte de imagem e rotação. Dentro do próprio Lenka o usuário já pode compartilhar a foto por outros apps. O Lenka está disponível exclusivamente para iOS. O site afirma que em breve ele chegará ao Android.
O Flipagram é um app para criar vídeos usando suas fotos. Ele permite que uma trilha sonora seja adicionada ao fundo para criar um clima mais bacana. Ele aceita fotos do Facebook, do Instagram e do próprio smartphone ou tablet. O usuário pode ajustar a velocidade de exibição e o ponto de início da música, além de aplicar filtros às imagens, que são recortadas para o formato quadrado. Ele é de graça, mas coloca uma marca d'água sobre os vídeos. Para tirá-la é preciso pagar 1,99 dólar. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O Adobe Photoshop Express é uma versão do famoso editor de imagens para dispositivos mobile. Ele combina bons recursos com facilidade de uso. O app vem com diversas funcionalidades. Entre as coisas básicas estão cortar e rotar imagens, além de remover olhos vermelhos por causa da iluminação. Para aqueles que não querem perder tempo com ajustes manuais, o APE ainda oferece filtros e pacotes pré-definidos de ajustes que podem ser aplicados com um simples toque. O Adobe Photoshop Express está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Ele é grátis.
O Flickr é o conceituado serviço para hospedar e compartilhar imagens do Yahoo. Recentemente, ele ganhou também uma versão para iPad, que ainda não existia (na imagem). O app permite fotografar, aplicar filtros às fotos, enviá-las para a nuvem e fazer buscas no site. Outra grande vantagem que vem com o app é 1 TB de armazenamento de imagens. Dá para tirar fotos até cansar e não ficar sem espaço. O Flickr tem versões para Android, iOS e Windows Phone. Ele é grátis.
14. Agora, veja apps para ser bem sucedido como empreendedorzoom_out_map
É possível desativar o Instagram pelo computador ou pelo próprio aplicativo. Basta seguir as instruções e fazer login novamente quando desejar reativá-lo
Comparador de preços de jogos que fez grande sucesso na década de 2010 acaba de ser relançado com nova proposta gamificada, visual repaginado, integração com o Discord e conteúdos exclusivos