Caixa permite pausa de 180 dias no financiamento a partir desta segunda

Quem desejar pausar o pagamento do financiamento terá de solicitar ao banco

A Caixa ampliou a pausa no pagamento das prestações dos financiamentos imobiliários de 120 dias para 180 dias. A partir desta segunda-feira, 27, quem quiser prorrogar o pagamento terá de solicitar. 

A prorrogação não é automática para os clientes do banco que já tinham solicitado a pausa de 120 dias no pagamento. Todos que desejarem ampliar para 180 dias deverão fazer o pedido pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505 opção 7 e 0800 726 8068 opção 2. 

A medida é válida tanto para os contratos realizados por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (Faixas 1,5, 2 e 3) e como para SBPE Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. 

A expectativa é que os pedidos de pausa cheguem em 4,46 bilhões de reais. “Esta prorrogação é uma resposta à demanda da sociedade”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em coletiva realizada na semana passada. 

Inicialmente, a Caixa pausou os pagamentos de financiamentos habitacionais por dois meses. Mas o prazo foi aumentado para três e quatro meses, posteriormente. Desde março, 2,4 milhões de contratos habitacionais foram pausados pelo banco, somando 8,6 bilhões de reais. 

Vale destacar que durante o período de pausa o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Apesar de a taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrerem alteração, os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.