Minhas Finanças

Bancos realizam Black Friday das dívidas e cortam juros

Santander, Banco do Brasil, Itaú e Caixa oferecem descontos em taxas de empréstimos nesta semana

Juros (TimArbaev/Thinkstock)

Juros (TimArbaev/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 17h30.

Última atualização em 25 de novembro de 2016 às 11h29.

São Paulo - Os bancos também participam da sexta-feira de descontos, a Black Friday. Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa reduziram juros e taxas cobradas de clientes em algumas modalidades de empréstimos.

O Banco do Brasil irá reduzir em 0,10 ponto porcentual a taxa de juros para quem financiar veículos pelo aplicativo do banco até este domingo (27). A taxa média cobrada pelo banco na modalidade é de 2,06% ao mês, de acordo com a última pesquisa do Banco Central. A taxa mínima para financiamento pelo aplicativo BB no período promocional é a partir de 1,36% ao mês. Na próxima segunda-feira, a taxa mínima retorna para o patamar anterior: 1,46% ao mês.

Já o Santander oferece crédito pessoal e crédito consignado com taxas de juros reduzidas em 15% e financiamento de veículos com 10% de desconto nas taxas cobradas até esta sexta-feira (25) (veja 5 opções de empréstimos que costumam ter juros mais baixos). As taxas cobradas pelo banco nas modalidades são de, em média, 4,24%; 2,87%; e 2,03% ao mês, respectivamente. O desconto também vale para o crédito pessoal com imóvel como garantia.

O banco oferece ainda 15% de desconto no valor da dívida em renegociações e também diminuiu em 14% a taxa de administração cobrada em consórcio de veículos.

A Caixa também reduz até esta sexta-feira (25) as taxas mínimas de juros para linhas de crédito pessoal (CDC, Consignado e Crédito Auto), nas quais cobra, em média, 5,04%; 2,84% e 2% ao mês, respectivamente. Nas operações de renegociação de dívidas feitas nesta semana, o cliente pode obter redução de até 20% na taxa de juros cobrada.

Já o Itaú oferece 20% de desconto na taxa de administração cobrada em consórcio de imóveis e veículos até o a próxima quarta-feira (30).

Cuidados antes de tomar crédito

Mesmo com taxas de juros menores, pegar um empréstimo sempre tem que ser uma escolha consciente e fazer parte do seu planejamento financeiro, segundo especialistas em finanças pessoais.

Antes de fazer a operação, é sempre válido checar se você não tem uma forma mais eficaz de conseguir dinheiro, reduzindo gastos supérfluos, por exemplo. E, se o empréstimo for mesmo a sua melhor alternativa disponível, faça uma pesquisa de juros e escolha a modalidade de crédito mais adequada para o seu caso.

No site do Banco Central, você consegue saber a taxa de juros média cobrada por cada instituição, por modalidade de empréstimo. Veja também como escolher a melhor opção de crédito para você.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilBlack FridayCaixaDívidas pessoaisItaúplanejamento-financeiro-pessoalSantander

Mais de Minhas Finanças

O que fazer se você não recebeu 13º salário? Veja como agir e seus direitos

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até 27 de dezembro; veja quem tem direito

PIS/Pasep vai mudar; entenda a alteração aprovada no Congresso

O que fazer com a 2ª parcela do 13° salário? Benefício é pago até hoje