Revista Exame

Da Califórnia para a Paulista: conheça a loja conceito da Vans em SP

A Vans, marca queridinha dos skatistas, tem agora em São Paulo a primeira loja conceito na América Latina

Vista da nova loja na Avenida Paulista: “Tela em branco para artistas e skatistas” (Leandro Fonseca/Exame)

Vista da nova loja na Avenida Paulista: “Tela em branco para artistas e skatistas” (Leandro Fonseca/Exame)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 16 de setembro de 2021 às 05h41.

Última atualização em 11 de outubro de 2021 às 14h21.

Logo na entrada da loja existe um espaço de descompressão onde é possível conhecer a história da Vans e de seus fundadores, Paul e Jim Van Doren, que criaram a marca na pequena cidade de Anaheim, na Califórnia, nos anos 1960. Andando mais um pouco, os clientes deparam com as roupas estilo streetwear e, no segundo andar, com a skate store. Tanto do primeiro pavimento quanto do mezanino no segundo andar é possível ver um enorme painel grafitado pelo artista plástico Felipe Yung, que ajuda a trazer para dentro da loja o skate praticado nas ruas. Os cobiçados tênis, obviamente, não ficam de fora. Mas esses já são mais do que conhecidos e estão no fundo.

Assim é a primeira loja conceito da Vans, que acaba de ser inaugurada em um espaço de 250 metros quadrados na Avenida Paulista, em São Paulo. Chamada de Brand Showcase Store e localizada dentro do Conjunto Nacional, o estabelecimento paulistano passa a ser a sétima loja do tipo no mundo. Outros seis endereços estão espalhados pela Europa, pelos Estados Unidos e pela Ásia. A nova Brand Showcase da Vans faz parte de um plano agressivo de abertura de novas lojas físicas que começou logo após a aquisição da operação brasileira pelo grupo Arezzo&Co, no final de 2019.

A Vans atua no Brasil desde 1998, mas até 2020 tinha apenas sete pontos físicos próprios no país. Desde que entrou para o conglomerado de Alexandre Birman, a marca quer fincar bandeira para além dos mais de 2.000 pontos de venda multimarcas nos quais já atua. Com a unidade da diversa Avenida Paulista, ponto de encontro de várias tribos urbanas, já são 19 lojas próprias em pleno funcionamento. Até o final do ano, pelo menos mais cinco pontos deverão ser abertos, o que representa um expressivo crescimento de 300% em dois anos. “A Avenida Paulista foi nossa escolha por ser uma pista para os skatistas, uma tela em branco para os artistas e um palco para os músicos”, explica Maíra Anastassakis, primeira mulher a ocupar um cargo de direção na Vans da América do Sul. “O objetivo da nova loja é gerar conexões e instigar as expressões criativas do consumidor, coisa que sempre guiou a Vans.”

Além dos produtos icônicos, como o Classic Vans preto de listras brancas e o Era, calçado com sola de borracha grossa febre entre os skatistas, a loja conceito da Vans traz diversos modelos de roupas, acessórios, equipamentos e peças do skate, o novo esporte nacional, incluindo shapes, rodinhas e eixos, de origem brasileira e importada. “Quem entrar na loja vai poder sair 100% paramentado para andar de skate. É a única loja da Vans que permite isso”, diz Anastassakis.

Acompanhe tudo sobre:EXAME-no-InstagramRoupasSkateVans (calçados e roupas)

Mais de Revista Exame

Melhores do ESG: os destaques do ano em energia

ESG na essência

Melhores do ESG: os destaques do ano em telecomunicações, tecnologia e mídia

Conheça o castelo na França exclusivo para convidados da Moët & Chandon

Mais na Exame