MELHORES E MAIORES 50 anos: Sabesp acumula premiações — e pioneirismo vem de longa data
A Sabesp completa cinco décadas sendo pioneira no meio ambiente e no mercado financeiro
Modo escuro
Operação da Sabesp: empresa mira abertura de capital em 2024 (Divulgação/Divulgação)

Publicado em 14 de setembro de 2023 às, 06h00.
Última atualização em 14 de setembro de 2023 às, 07h07.
A Sabesp, assim como MELHORES E MAIORES, completa 50 anos em 2023. Ainda assim, demorou para que os caminhos de ambas se cruzassem. Foi só em 2016 que a empresa ficou em primeiro lugar no ranking de Saneamento e Meio Ambiente. Hoje, acumula quatro premiações, tendo vencido também em 2017, 2019 e 2020 e se consolidando como maior campeã do segmento da história.
“Uma empresa que só opera concessão tem data para acabar. A arte aqui é conseguir novos contratos e trabalhar para gerar mais eficiência, processos mais ágeis e trazer uma visão de mercado capaz de entender que a companhia está preparada para o futuro”, diz André Salcedo, CEO da Sabesp.
O pioneirismo vem de longa data. Em 2002, a empresa foi a primeira estatal do Brasil a entrar no Novo Mercado criado pela B3, sendo também a primeira empresa listada em Nova York. Em 2023, o mercado financeiro está, de novo, atento aos próximos passos da companhia, que está em vias de ser privatizada, um movimento que, segundo gestoras, pode acontecer em 2024.
O processo de preparação já começou. A busca por mais eficiência e integração de processos foi apenas o começo. A Sabesp ainda criou uma divisão de transformação digital, ligada diretamente à presidência, de olho em aproveitar os dados de 28 milhões de clientes e de 375 unidades espalhadas pelos municípios de São Paulo. Também tirou do papel uma unidade ESG, que tem como diretriz dar os principais guias para o que a empresa busca na agenda -socioambiental.
“O desafio, ao olhar para a frente, é capturar o valor que a empresa tem em diferentes dimensões. A gente reviu processos, centralizou toda a lógica de pensar investimentos, juntou dentro desse mesmo núcleo a área de inovação. Então todo o nosso capex futuro tem uma pegada de inovação, que estava dispersa, para pensar soluções para a frente”, diz o CEO.
A companhia também traça a rota de melhoria das estações de tratamento, com investimentos em automação e em redução de perdas. Hoje, a Sabesp tem um dos menores níveis de perda do setor, com 27% de tudo que é produzido. No Brasil, esse número gira em torno de 40% a 50%, nas contas da empresa. Não à toa, a companhia investe hoje mais de 1 bilhão de reais por ano em redução de perdas.
Manter a companhia com um alto grau de eficiência e prepará-la para o futuro, deixando cada vez mais claro a usuários e investidores o diferencial da Sabesp: é esse o legado que a empresa quer deixar para o futuro.
Créditos

Karina Souza
Repórter Exame INFormada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada pela Saint Paul, é repórter do Exame IN desde abril de 2022 e está na Exame desde 2020. Antes disso, passou por grandes agências de comunicação.Mais lidas em Revista Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais