Jogador da 1ª divisão do futebol da Austrália se declara homossexual

Josh Cavallo, lateral-esquerdo de 21 anos do Adelaide United, pode iniciar um movimento para romper um grande tabu no futebol masculino, esporte onde pouco se fala da sexualidade
Josh Cavallo: o jogador disse que estava cansado de "viver uma vida dupla" (Getty Images/Cameron Spencer)
Josh Cavallo: o jogador disse que estava cansado de "viver uma vida dupla" (Getty Images/Cameron Spencer)
Por Da RedaçãoPublicado em 27/10/2021 12:27 | Última atualização em 27/10/2021 12:28Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Josh Cavallo, jogador do Adelaide United, clube da primeira divisão da Austrália, declarou nesta quarta-feira, 27, ser homossexual. A fala do jovem atleta pode iniciar um movimento para romper um grande tabu no futebol masculino, esporte onde pouco se fala da sexualidade.

O lateral-esquerdo de 21 anos publicou um vídeo em seu perfil do Twitter. "Tenho orgulho em anunciar publicamente que sou gay. Tem sido uma viagem para chegar a este ponto da minha vida, mas não podia estar mais feliz com a minha decisão de assumir a minha homossexualidade. Tenho lutado contra a minha sexualidade há mais de seis anos, e estou contente por poder colocar um fim nisso", escreveu Cavallo.

Cavallo disse que estava cansado de "viver uma vida dupla". O atleta disse que apenas deseja jogar futebol e ser tratado com igualdade. "Eu vivi com a suposição de que esse era um assunto sobre o qual eu nunca poderia falar", disse ele.

O jogador afirmou que queria mudar o silêncio com que outros jogadores vivem sobre sua sexualidade, tornando-se um dos poucos jogador de futebol em atividade a se declarar publicamente gay. Poucos atletas se declaram homossexuais durante a carreira de jogador. A revelação, quando acontece, é feita depois da aposentadoria.

O sindicato dos jogadores profissionais da Austrália disse que foi um "momento maravilhoso" para ele, o esporte e "a comunidade LGBTI +".

A declaração de Cavallo gerou diversas mensagens de apoio de jogadores e clubes de grandes ligas de futebol mundial. Pique, zagueiro do Barcelona e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, publicaram textos em apoio ao lateral-esquerdo. O perfil dos times ingleses Everton e Tottenham também postaram mensagens.