Acompanhe:

Como vender mais pela internet? 4 dicas para aumentar vendas no digital

Experiência do usuário e otimização da jornada de compra podem ajudar a impulsionar vendas pela internet; entenda

Modo escuro

Continua após a publicidade
Still life of a small shopping cart and red computer mouse on pink background (Getty Images/Getty Images)

Still life of a small shopping cart and red computer mouse on pink background (Getty Images/Getty Images)

I
Isabel Rocha

Publicado em 31 de março de 2022 às, 11h35.

Última atualização em 31 de março de 2022 às, 12h29.

Se antes da pandemia o mundo já observava uma migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, com a chegada do novo coronavírus essa transformação se tornou ainda mais evidente.

De acordo com um estudo da consultoria americana Mckinsey, mais da metade (53%) das empresas notou um aumento na demanda dos consumidores por compras e serviços online ao longo da pandemia. E tudo indica que a tendência veio para ficar.

Afinal, mesmo depois do afrouxamento das medidas de isolamento e retomada do varejo físico, o comércio eletrônico continua crescendo em ritmo acelerado. De acordo com o indicador de consumo MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Economia Digital, somente em janeiro deste ano o mercado online brasileiro cresceu 20,56% na comparação com o mesmo período de 2021.

Inove seu jeito de fazer negócios com a expertise do maior banco de investimentos da América Latina! Conheça o BTG Pactual Empresas

Os dados não deixam dúvidas: para que tenham sucesso e consigam se manter competitivas daqui para a frente, as empresas precisam dominar técnicas de vendas pela internet.

Pensando nisso, nós listamos abaixo, com apoio do BTG Pactual Empresas, quatro dicas para ajudar a sua PME nesse processo de digitalização das vendas. Veja.

1. Invista na experiência do usuário

Um dos grandes erros de quem começa o processo de migração para o digital, é montar um site sem pensar nos diferentes dispositivos que os clientes podem utilizar para acessá-lo. Afinal, se antes a maior parte das compras online era feita no computador, hoje os dispositivos móveis são responsáveis por boa parte das visitas. Por isso, construir seu ambiente online de forma responsiva (isto é, de forma que ele se adapte automaticamente a diferentes layouts e tamanhos de tela) é essencial dentro de uma estratégia de vendas online.

2. Otimize a jornada de compra

Quando o assunto é aumentar as vendas pela internet, deixar a jornada de compra mais enxuta também se mostra bastante importante. Para ter uma ideia, a quantidade de etapas e informações pessoais solicitadas por sites e aplicativos antes de chegar no carrinho foi citada como um dos principais motivos para desistência de compras por 32% dos participantes do relatório CX Trends 2022, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box.

Fique atento aos excessos e coloque-se sempre no lugar do cliente. “Como você gostaria que fosse a sua experiência de compra?” e “O que poderia ser aprimorado no site de sua empresa para chegar lá?” são perguntas que podem ajudar.

Conheça o BTG Pactual Empresas, uma plataforma pensada para reduzir a burocracia e ajudar na solução das adversidades para PMEs

3. Aposte nas redes sociais

As redes sociais também podem (e devem!) fazer parte de sua estratégia de vendas online. A maioria delas já oferece ferramentas estratégicas para isso e ainda trazem outra vantagem: a possibilidade de conhecer e se comunicar diretamente com o público-alvo — fator cada vez mais decisivo para o sucesso e competitividade das empresas. Além disso, elas podem ser utilizadas para veicular campanhas e anúncios bem segmentados, o que também ajuda  a potencializar as suas vendas.

4. Considere vender em marketplaces

Para além de seu próprio e-commerce, estar presente em marketplaces pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e o faturamento — especialmente para pequenos empreendedores que ainda não têm familiaridade com vendas online.

Isso porque, além de servirem como “vitrines virtuais” para a sua marca, os marketplaces também fazem a administração de pagamentos, logística e marketing.

 Saiba mais sobre o BTG Pactual Empresas

BTG Pactual Empresas é o segmento de negócio do BTG Pactual focado em soluções para pequenos e médios empreendedores.

Os produtos e serviços do BTG Pactual Empresas contam com diversas funcionalidades que ajudam o empreendedor em sua trajetória, solucionando adversidades, facilitando processos e oferecendo maior visibilidade de suas finanças.

Dentre os benefícios oferecidos, estão a conta digital PJ sem taxa mensal de manutenção; Pix ilimitado sem custos; soluções de pagamento e de recebimento; antecipação de recebíveis de cartão; antecipação a fornecedores; financiamento para energia solar e custeio agrícola.

SAIBA MAIS SOBRE O BTG Pactual Empresas

Últimas Notícias

Ver mais
Como filme da Barbie e show da Taylor Swift ajudaram PMEs digitais a faturar R$ 3,3 bilhões em 2023
seloNegócios

Como filme da Barbie e show da Taylor Swift ajudaram PMEs digitais a faturar R$ 3,3 bilhões em 2023

Há 3 meses

Como vender mais em datas comemorativas? Veja 5 dicas
seloGuia de Investimentos

Como vender mais em datas comemorativas? Veja 5 dicas

Há 6 meses

3ª edição da Imersão Marketing ao Máximo tem mentoria com João Branco e Caito Maia
seloNegócios

3ª edição da Imersão Marketing ao Máximo tem mentoria com João Branco e Caito Maia

Há 9 meses

Foco no B2B: dicas para empreendedoras que desejam vender para grandes empresas
seloNegócios

Foco no B2B: dicas para empreendedoras que desejam vender para grandes empresas

Há um ano

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais