PME

Três franquias são abertas por hora, diz pesquisa

De acordo com pesquisa elaborada pela Rizzo Franchise, foram instaladas 4.591 franquias até junho deste ano


	Shopping: mais de 70 novas redes surgiram neste semestre
 (Luis Morais/EXAME.com)

Shopping: mais de 70 novas redes surgiram neste semestre (Luis Morais/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 10h26.

São Paulo – Foram instaladas 4.591 franquias até junho deste ano, o que equivale a 765 inaugurações por mês, 25 por dia ou três por hora útil. Nos últimos seis meses, 76 novas marcas franqueadoras chegaram ao mercado. É o que mostra a pesquisa semestral “Impacto do Franchising na Economia Brasileira - 1º semestre de 2013”, da consultoria Rizzo Franchise.

As franquias de alimentação especializadas, como bebidas, chocolates, churrascaria e salgados, foram as que mais ganharam novos franqueadores no primeiro semestre deste ano. 

Saúde e beleza e negócios e serviços ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar do ranking de crescimento no número de franqueadores. 

Além disso, a pesquisa tem outro ranking que mostra quantos novos franqueados entraram no mercado. Nesse caso, quem ocupa a primeira posição é o setor de negócios e serviços, com a adesão de 873 novos franqueados. 

Marcus Rizzo, sócio da Rizzo Franchise, afirma que o crescimento é consistente. “É um crescimento que tem sido gradativo nos últimos cinco anos. Para o mercado, ainda significa operações pouco consolidadas”, explica. Veja abaixo o documento com a pesquisa completa:

//e.issuu.com/embed.js

De acordo com Rizzo, o ranking teve como base 2.655 redes franqueadoras.

Acompanhe tudo sobre:FranquiasFrozen yogurtListasPequenas empresasRankingsRestaurantesSalgados

Mais de PME

Mais na Exame