Quais são as vantagens de investir em patrocínios?

Eventos também podem ajudar a impulsionar a marca de pequenas empresas

Quais são as vantagens de investir em patrocínios?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – Na semana de um grande concerto como o do U2, em São Paulo, que conta com o patrocínio de diversas marcas interessadas em se aproximar do imenso e eclético público apaixonado pela banda, cabe a pergunta: quais são as vantagens de investir em patrocínios?

É fato que eventos grandes são mais propensos a serem patrocinados por empresas grandes. Mesmo assim, o patrocínio é uma forma de comunicação relacionada à construção da imagem da marca por meio da associação com outra marca já estabelecida. Portanto, a regra número 1 é certificar-se da adequação da imagem pretendida com a imagem da marca patrocinada.

Os patrocínios mais comuns são eventos esportivos, culturais ou atividades sociais. A maioria desses eventos não tem a grandeza de um concerto como o do U2, e pode ser patrocinada por marcas de pequenas e médias empresas.

É importante conhecer o organizador do evento. Como muitas vezes o nome da empresa organizadora não é de conhecimento do público em geral, quando algo não funciona bem, as pessoas tendem a culpar as marcas patrocinadoras.

A maioria dos patrocínios gera publicidade para a marca. Além da visibilidade gerada pela propaganda do evento, quando ele é comentado na mídia, as marcas patrocinadas costumam aparecer, o que é chamado de “mídia espontânea”.

O patrocínio é eficaz para agregar novas associações para as marcas. O investimento em algumas modalidades esportivas pode transmitir dinamismo para a marca, outros – como esgrima ou equitação – pode transmitir exclusividade, ou até luxo. Além disso, quando feito com consistência, o patrocínio pode se tornar parte da vida das pessoas, é só lembrar dos eventos culturais patrocinados pelas marcas de cigarro nas décadas de 1980 e 1990.

Para selecionar um patrocínio, verifique se o evento se ajusta à imagem da marca, vai beneficiar essa imagem, oferece uma grande possibilidade de alcançar o público desejado, é geograficamente adequado, já foi patrocinado pela concorrência, tem muitos patrocinadores (nada mais terrível do que ser uma marca dentre outras 50 patrocinadoras) e, enfim, se é economicamente viável.
 

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.