Exame Logo

Este motivo faz 80% dos bares seguirem fechados em SP

Pesquisa realizada pela Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo mostra que 59% dos estabelecimentos estão fechados

São Paulo: 80% dos bares da cidade seguem de portas fechadas mesmo após autorização de abertura (Amanda Perobelli/Reuters)
CI

Carolina Ingizza

Publicado em 7 de julho de 2020 às 17h31.

Última atualização em 7 de julho de 2020 às 18h22.

Os bares e restaurantes da cidade de São Paulo foram autorizados a reabrir na segunda-feira, 6. Mesmo com a autorização, 59% dos estabelecimentos decidiram continuar de portas fechadas. O principal motivo? O limite de horário de funcionamento até às 17h. Entre os bares, o índice chega a 80%.

Pesquisa feita pela Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) entre os dias 6 e 7 de julho mostra que reabrir a operação somente das 11 às 17h é inviável. Além disso, 55% dos empresários ouvidos relataram que a proibição de mesas na calçada, estabelecida pelo prefeito Bruno Covas no sábado, 4, prejudica o negócio.

Veja também

Bruno Bocchese, dono dos bares Cama de Gato e Fel, no Centro de São Paulo, é um dos empresários que decidiram não reabrir de imediato. O horário limitado dificulta sua operação, que é predominantemente noturna.

O empresário teme também que o público ainda não esteja se sentindo confortável para retornar, o que poderia resultar em mais prejuízo. “Se meus custos fixos fechado são altos, aberto são maiores ainda”, diz. Enquanto isso, ele faz os ajustes físicos necessários para reabertura e aguarda.

Segundo a Abrasel, a situação dos bares e restaurantes da cidade é preocupante. Mais da metade das empresas trabalha com menos de 60% dos funcionários que tinha antes da pandemia começar, em março. Entre os que avaliam recontratar, apenas 16% dizem que poderão ter o mesmo número de pessoas de antes.

Ao todo, a associação estima que 20% dos negócios do setor no país fecharão definitivamente por causa da crise econômica e da dificuldade de acesso a crédito.

Acompanhe tudo sobre:BaresCoronavírusRestaurantessao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame