É possível fazer negócios internacionais sem sair do país
Missão, que reúne 80 executivos franceses, termina no sábado, no Rio de Janeiro. É uma oportunidade para os pequenos e médios empreendedores conhecerem o funcionamento do mercado de Provence, Alpes e Cote d'Azur, na França
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Diminuiu a distância entre os negócios brasileiros e a cinematográfica região francesa que abrange Provence, Alpes e Cote d';Azur, conhecida como Paca. Desde quinta-feira (28/4), 80 representantes de empresas francesas estão em São Paulo para fazer contatos e negócios com empresas locais. Amanhã, alguns dos executivos seguem para o Rio de Janeiro, onde ficarão por dois dias. Para os pequenos empresários brasileiros, a missão francesa representa uma forma de concretizar o sonho de exportar.
"As missões são uma grande oportunidade para os empreendedores menores", diz Flávio Musa, coordenador de desenvolvimento econômico da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo. "Eles podem se expor ao mercado global sem precisar sair do país. Podem conhecer desafios, diferenças culturais e multiplicar seus contatos."
Os representantes do governo francês concordam. "Em regra, os pequenos e médios empreendedores não têm condições financeiras de fazer este tipo de viagem. Nas missões, eles já chegam ao país com vários encontros marcados", afirma Guillaume Thieriot, assessor do governo de Paca.
Na etapa paulistana da missão francesa, cerca de 80% das empresas brasileiras e francesas participantes eram pequenas ou médias. Os 80 franceses representavam 50 companhias de diferentes portes e setores - que vão das novas tecnologias à produção de vinhos. A comitiva também contou com representantes de comércio e da indústria, deputados regionais, pesquisadores, universitários e também pelo governador da Região Paca, Michel Vauzelle.
A missão francesa é o segundo evento do ano em que os empresários brasileiros puderam sentir, mais de perto, o gosto do mercado externo. No final de março, o Brasil recebeu uma missão da Itália. Mais de 250 empresários italianos visitaram São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre e realizaram cerca de 1500 reuniões, com o intuito de estreitar laços comerciais com empresas brasileiras.
Serviço:
Empresários interessados em participar de missões em São Paulo devem procurar o departamento de comércio exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo . O e-mail é decex@ciesp.org.br.