Exame Logo

Dicas de marketing dos leitores que podem ajudar seu negócio

Pedimos aos nossos leitores ideias de ações de marketing para pequenos negócios e eles enviaram ótimas sugestões. Veja:

18 – Seja seu próprio marqueteiro (Exame.com)

Mariana Desidério

Publicado em 13 de abril de 2016 às 15h00.

Conheça as dicas de marketing dos leitores que podem inspirar o seu negócio
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing e mídias sociais

A vida dos empreendedores , muitas vezes, é um pouco solitária. Claro que você tem a sua equipe, os seus clientes e parceiros, mas na hora de pesquisar inovações e de conhecer as novidades, em muitos casos, o trabalho é só seu. Não seria ótimo poder ouvir as sugestões de outras pessoas e contar com mais colaboração, cada um compartilhando o que faz e os resultados que consegue?

Pois foi exatamente o que um grupo de leitores dessa coluna fez! Em fevereiro, quando publicamos o texto " Um passo a passo para o seu negócio investir em marketing ", com dicas para campanhas e outras ações de marketing , pedimos para que as pessoas compartilhassem as suas experiências, pra ajudar outros empreendedores com ideias.

Entre as sugestões recebidas, duas vieram do segmento de alimentação, e vamos contar agora para vocês.

O Gilberto Junior, do Premiatto, por exemplo, explicou que estão focando mais no marketing digital nesse ano, com ações no Facebook e no Instagram. Com essa estratégia conseguiram aumento significativo de vendas, além de mais fidelização. Com certeza, é um feedback muito positivo!

Além de agradecer ao Gilberto pela colaboração que, com certeza, ajudará muitas pessoas, gostaria de dizer que quem prova o melhor do cardápio das redes sociais sempre fica satisfeito, fazendo uma alusão ao segmento de restaurantes. Afinal, é justamente para o Facebook e o Instagram que os brasileiros mais dedicam tempo. Divulgar os pratos, promoções e receitas, além de making off, pode ser uma ideia muito positiva para conquistar mais audiência e compartilhamentos. Além disso, no caso de franquias, por exemplo, é possível investir em campanhas no Facebook voltadas a determinado bairro, cidade ou região, atingindo diretamente e o público que a marca quer impactar.

Em qualquer caso, vale a regra de outro de não publicar só propaganda, mas também entregar conteúdos relevantes, de interesse dos clientes, como dicas de receitas, curiosidades sobre ingredientes, pratos típicos de roteiro de viagens, receitas que fizeram sucesso no cinema em determinados filmes, além de postar (com autorização) fotos do dia a dia, de clientes no restaurante, confraternizações etc.

Outro leitor que recebe o nosso obrigado é o Guilherme de Andrade, do restaurante http://www.yamisushi.com.br, que ao ler a matéria teve várias ideias para aplicar no seu negócio, para alavancar as vendas:

1. Engajamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Afinal de contas, empresas que não estão nas redes sociais já começam perdendo clientes.

2. Comemoração de 1 ano do restaurante.

3. Promoções semanais para os dias de baixos movimentos, e produtos com mais margem de lucro.

4. Fortalecimento dos parceiros que fazem entrega delivery, como Ifood e Pedidos Já, por exemplo, além de promoções específicas para esses canais.

5. Curso básico de sushi, para agregar valor à marca e engajar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.

Não preciso dizer que as ideias do Guilherme podem ser uma excelente fonte de inspiração para outros restaurantes, certo? Novamente, Facebook e Instagram são os melhores canais para investir nas redes sociais. Se quiser ousar um pouco, que tal um planejamento para o Snapchat, que ainda é pouco explorado nesse segmento pela concorrência?

Para a comemoração do aniversário, a casa pode sugerir um concurso cultural, por exemplo, para engajar os clientes e atrair outros. Além das promoções semanais, outra ideia fácil de ser implementada é um programa de fidelidade. Assim, os clientes conquistam e acumulam pontos que depois poderão ser trocados por uma sobremesa, descontos, um drinque especial ou outra vantagem.

O fortalecimento das parcerias de venda também pode ser explorado e divulgado nas redes sociais e até em campanhas de e-mail marketing para os clientes da casa. E o curso de sushi pode ser ainda mais trabalhado nas redes sociais. Que tal um desafio, por exemplo, para as pessoas compartilharem as suas receitas?

As dicas dos leitores que colaboraram com essa coluna são muito valiosas e podem fazer toda a diferença no seu negócio, mesmo que não seja um restaurante. Todas as sugestões dessa matéria podem ser adaptadas para qualquer empresa. Mas, mesmo assim, se você tiver alguma dúvida específica sobre o seu segmento ou alguma ação ou estratégia, mande para esta redação, pois poderá ajudar várias pessoas!

Mônica Lobenschuss é fundadora da franquia de mídias sociais Social Lounge.

Envie também suas dúvidas sobre marketing e redes sociais parapme-exame@abril.com.br.

São Paulo – Você acha que o Linkedin só é útil para quem está em busca de um novo emprego? Se sim, está muito enganado. Além de ajudar qualquer pessoa a manter sua rede de contatos ativa, a rede social tem um serviço de postagem de textos. Funciona como um blog atrelado ao perfil de cada um, especialmente focado em questões profissionais e negócios. Mas como isso pode ajudar empreendedores em busca de conteúdo de qualidade? Pois o Linkedin também tem o selo Influencers, que pode ajudá-lo a selecionar os melhores textos. O selo é oferecido pelo próprio Linkedin para pessoas de destaque em seu segmento. No Brasil, o selo chegou no ano passado, e desde então 36 pessoas entraram para o grupo. Dentre os nomes brasileiros estão Abilio Diniz , da BRF, e Chieko a Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels. Eles escrevem sobre desafios do empreendedorismo, inovação e oportunidades para quem quer ter seu próprio negócio. Navegue pelos slides acima e veja quinze Influencers do Linkedin que vale a pena seguir.
  • 2. 1 - Abilio Diniz

    2 /17(Raul Junior/EXAME.com)

  • Veja também

    Abilio Diniz é um dos maiores empresários do país, presidente do conselho da BRF, e um dos donos do Carrefour. Com uma trajetória vencedora no empreendedorismo, o empresário tem muito a ensinar para quem está começando. Em seu perfil no Linkedin, ele escreve sobre questões fundamentais para qualquer um que esteja a frente de um negócio, como disciplina, determinação e sobre como lidar com períodos de crise econômica.
  • 3. 2 – Alexandre Hohagen

    3 /17(ANTONIO CARREIRO/Divulgacao)

  • Alexandre Hohagen é um investidor brasileiro. Foi vice-presidente do Facebook na América Latina e já passou por outras empresas de peso como Google, HBO e UOL. Agora, Hohagen se dedica a projetos pessoais, como uma holding de publicidade e tecnologia com foco na América Latina e nos Estados Unidos. Por enquanto, Hohagen tem apenas um texto em seu perfil no Linkedin, mas com um tema super pertinente para empreendedores: como sair da crise.
  • 4. 3 – Bel Pesce

    4 /17(EXAME.com)

    Jovem empreendedora de sucesso, Bel Pesce estudou no MIT e viveu no Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde fundou algumas startups, dentre elas a Lemon Wallet. De volta ao Brasil, Bel criou a escola FazINOVA, com cursos sobre empreendedorismo. No Linkedin, a empreendedora fala sobre como tornar sonhos em realidade, um tema caro a qualquer empreendedor.
  • 5. 4 – Chieko Aoki

    5 /17(Divulgação)

    Uma das mais influentes empreendedoras do país, Chieko Aoki é fundadora da rede Blue Tree Hotels. Além disso, a senhora Aoki (como é chamada) tem uma forte atuação para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, através do Grupo Mulheres do Brasil. No Linkedin, ela fala sobre mulheres empreendedoras e outros temas interessantes para quem tem seu próprio negócio.
  • 6. 5 – Érico Borgo

    6 /17(Divulgação)

    Érico Borgo é o fundador do site Omelete, considerado o maior portal de cultura pop do Brasil. Em seu perfil no Linkedin, o empreendedor fala sobre a indústria criativa e internet, temas importantes para quem quer empreender no setor.
  • 7. 6 – Gustavo Caetano

    7 /17(Divulgação)

    É o fundador da Samba Tech, considerada uma das empresas mais inovadoras do país e já foi chamado de Mark Zuckerberg brasileiro pela revista americana Business Insider. Em seu perfil no Linkedin, o empreendedor fala sobre seus aprendizados à frente da startup e dá dicas sobre diversos temas.
  • 8. 7 – Laércio Cosentino

    8 /17(Germano Lüders/EXAME)

    Laércio Cosentino é CEO da TOTVS, empresa na qual está há 32 anos. Em se perfil no Linkedin, o executivo fala sobre tecnologia e oportunidades para empreendedores.
  • 9. 8 – Leila Velez

    9 /17(Endeavor/Denis Ribeiro)

    Leila Velez é uma empreendedora brasileira, fundadora do Instituto Beleza Natural. Leila tem uma história que inspira qualquer um: ela começou a trabalhar como atendente do Mc Donald's e, junto com sua sócia, iniciou o Beleza Natural a partir de uma necessidade própria: ambas buscavam produtos para cabelos cacheados. Hoje, o negócio delas tem filiais em várias partes do país. No Linkedin, Leila fala sobre a importância da mentoria para empreendedores.
  • 10. 9 – Luiza Helena Trajano

    10 /17(Mário Miranda/Amcham)

    À frente da rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano é uma das mais influentes empresárias brasileiras. Assim como Chieko Aoki, ela faz parte do Grupo Mulheres do Brasil. Em seu perfil no Linkedin, ela fala sobre networking e mulheres no universo dos negócios.
  • 11. 10 – Luiz Seabra

    11 /17(.)

    Luiz Seabra é um dos fundadores da empresa de cosméticos Natura. O empreendedor tem larga experiência na gestão de sua empresa e é conhecido por sua preocupação em garantir resultados não apenas financeiros para a Natura, mas também sociais e ambientais. No Linkedin, Seabra escreve principalmente sobre propósito e valores empresariais.
  • 12. 11 – Rodrigo Galindo

    12 /17(Germano Lüders/EXAME)

    Rodrigo Galindo é CEO da Kroton, um gigante do mercado de educação do país. No Linkedin, o executivo fala sobre os desafios de ser um jovem empreendedor e também sobre o setor de educação, no qual atua hoje.
  • 13. 12 – Ruy Shiozawa

    13 /17(Divulgação/Great Place to Work)

    Ruy Shiozawa é CEO do instituto Great Place to Work no Brasil, um entidade que avalia o ambiente organizacional das empresas, e publica o ranking de melhores lugares para se trabalhar. Em seu perfil no Linkedin, Shiozawa fala bastante sobre liderança, como melhorar sua empresa e como gerir pessoas.
  • 14. 13 – Vicente Falconi

    14 /17(Germano Lüders/EXAME)

    Vicente Falconi é um dos mais respeitados consultores de gestão empresarial do país. Em seu perfil no Linkedin, fala sobre liderança e como melhorar resultados.
  • 15. 14 – Romero Rodrigues

    15 /17(Fabio Sarraf / EXAME)

    Fundador do Buscapé, um dos maiores sites de busca e comparação de preços da América Latina, Romero Rodrigues usa seu perfil no Linkedin para falar sobre e-commerce, empreendedorismo em tempos de crise e tendências no mercado brasileiro.
  • 16. 15 – Walter Longo

    16 /17(Divulgação)

    Presidente do Grupo Abril, Walter Longo já passou por empresas como Grupo Newcomm e TVA. Em seu perfil no Linkedin, o executivo fala sobre inovação, gestão de empresas, comunicação, dentre outros temas.
  • 17. Quer mais inspiração? Então veja esses conselhos

    17 /17(Reprodução)

  • Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioEmpreendedoresestrategias-de-marketing
    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de PME

    Mais na Exame