PME

Como fazer sua empresa aparecer no Youtube?

O canal pode ser utilizado para espalhar comerciais e virais que atraem a atenção para o seu negócio

YouTube: vídeos agora podem ter duração superior a 15 minutos (Reprodução/YouTube)

YouTube: vídeos agora podem ter duração superior a 15 minutos (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 15h39.

Como fazer sua empresa aparecer no Youtube?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - O Youtube é um dos maiores buscadores do mundo e uma das formas mais eficazes de comunicação de marcas neste século. A sua empresa pode aparecer por uma ação própria ou por meio de seus clientes.

Há situações em que cientes falam espontaneamente das marcas. Infelizmente somos mais motivados a reclamar de experiências mal sucedidas do que elogiar o que deu certo.

Muitas pessoas já perceberam que a forma mais rápida de obter retorno de uma empresa é postar um comentário no Twitter ou um vídeo no Youtube. Se isso acontecer com sua empresa, sugiro agir rápido em todos os canais de comunicação com seus clientes.

Os consumidores também podem ser motivados a criar vídeos por promoções das empresas, que podem dar prêmios aos vídeos mais criativos, por exemplo.

Outra forma de aparecer no Youtube é criar conteúdo próprio. Se o posicionamento da sua marca permitir, você pode criar um vídeo engraçado, que pode ser viralizado, embora seja difícil acertar o ponto e garantir a viralização.

Criar um vídeo que entregue um serviço pode ser mais fácil. As pessoas procuram muito por vídeos do tipo “como fazer”. Provavelmente os clientes se sentirão prestigiados e perceberão positivamente a intenção da sua empresa de se aproximar deles sendo útil para suas vidas.

Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-marketing-de-pmedicas-para-seu-negocioEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGooglePequenas empresasYouTube

Mais de PME

Mais na Exame