PME

5 dicas da Carol Paiffer (Shark Tank) para o sucesso no empreendedorismo

Empreendedora e jurada no Shark Tank Brasil mostra principais pontos de atenção para quem quer ter eficiência e ganhos reais com o próprio negócio

Carol Paiffer, CEO da Atom: “O mercado é meritocrático e premia quem estuda” (Germano Lüders/Exame)

Carol Paiffer, CEO da Atom: “O mercado é meritocrático e premia quem estuda” (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 18h21.

Última atualização em 7 de outubro de 2021 às 16h45.

No Brasil, diversas pessoas começam a empreender desde cedo, muitas por falta de opção ou espaço no mercado de trabalho. Uma parte delas consegue fazer o próprio negócio girar, mas outra parte, às vezes por falta de dinheiro, planejamento ou conhecimento em alguma área, acaba ficando para trás.

Prova disso está em um apontamento de Adriano Duarte, CEO e co-fundador da 123Qred, empresa que oferece empréstimos para novos negócios.

Durante os últimos três meses, notou-se um aumento de 225% no volume mensal de solicitações de crédito por parte de empreendedores. Do total, 60% são de empresas com menos de dois anos de vida, que buscam alavancar o seu negócio.

Para que isso não aconteça, é preciso tomar consciência dos conhecimentos necessários para determinado tipo de negócio, além de saber quais são os princípios básicos para qualquer empreendedor.

De acordo com a jurada do Shark Tank Brasil e CEO da ATOM, Carol Paiffer, é preciso saber onde você está pisando antes de começar um negócio.

Quer aprender a alavancar o seu negócio? Aprenda com a Carol Paiffer

“Infelizmente, não aprendemos a falar sobre empreendedorismo da maneira correta. Empreendemos por necessidade, mas não com qualidade e conhecimento para que os negócios possam prosperar. Então é essencial aprender sobre empreendedorismo.”

Carol Paiffer

A empresária, um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil, apontou cinco dicas para quem quer começar o próprio negócio e ter sucesso com aquilo, mas não sabe como dar o primeiro passo.

Veja, a seguir:

1- Organize a agenda

Todo empreendedor tem várias ideias e é importante que ele se organize. Faça uma agenda e coloque quais são as prioridades dessa agenda. Obviamente, criando metas que possam ser atingidas.

2- Cuide do caixa

O segundo ponto bem importante é cuidar do caixa. Ter sempre na tela seus números, quais são as metas, qual é a margem líquida, ou seja, quanto sobra de lucro, e quais são os custos.

3- Corte custos e busque mais produtividade

O empreendedor que sempre busca cortar custos e ser mais produtivo acaba trazendo uma tranquilidade muito maior para a empresa.

4- Cuide muito bem da comunicação da empresa

É necessário cuidar da comunicação da sua empresa, tanto interna, quanto externa. É preciso se atentar a como a empresa quer ser vista e como os colaboradores veem o seu time, porque um dos pontos mais importantes é que a equipe esteja alinhada com as metas, objetivos e valores da companhia.

5- Faça networking

Por último, busque sempre ter bons relacionamentos e bom networking, para que você possa fazer o seu negócio crescer, trocando ideias com outros empreendedores que têm sucesso no ramo, fazendo parte de grupos que possam te ajudar e te conectar com pessoas melhores do que você.

Do Zero ao Negócio

Ter o próprio negócio é algo que pode te dar grandes poderes. Por isso, muitas pessoas sonham em empreender, mas também sentem medo de começar algo do zero. Se você possui uma ideia de negócio, mas não sabe nem por onde começar a tirá-la do papel, a EXAME Academy pode te ajudar.

O curso "Do zero ao Negócio", ministrado pela jurada do Shark Tank Brasil e empreendedora de sucesso, Carol Paiffer, traz dicas únicas, que podem revolucionar a sua trajetória no empreendedorismo.

O curso "Do Zero ao Negócio" irá te mostrar o melhor e mais fácil caminho para o empreendedorismo de sucesso. A empresária Carol Paiffer irá mostrar os principais erros e onde você deve ter atenção no negócio para que tudo saia da melhor forma possível. Ao adquirir, além de ter o curso disponível para você por 1 ano, você ainda terá 3 mentorias exclusivas, ao vivo, com Carol Paiffer.

Se você tem em dúvidas em relação ao quanto este curso pode realmente te ajudar, saiba que ele é indicado para quem:

  • Tem uma ótima ideia de negócio, mas não sabe por onde começar a colocá-la em prática;
  • Já tem um negócio, mas sente que ainda tem dúvidas sobre como transformá-lo em um empreendimento de sucesso;
  • Sonha em começar um negócio — seja ele qual for — mas sente medo;
  • Já teve um negócio que, por algum motivo, não foi para frente.

Se você se encaixa em algum desses casos, acesse aqui e conheça mais sobre o curso Do Zero ao Negócio.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Negócios Digitais de PMEdicas-de-empreendedorismoEmpreendedoresEmpreendedorismoEmpresasgestao-de-negociosplanos-de-negocios

Mais de PME

Mais na Exame