São Paulo – Um feriado prolongado é o pesadelo dos comerciantes. A baixa nas vendas assusta e muitos não se preparam para o período. A parte boa é que esta é uma boa época para refletir sobre estratégias e ajustes que a pequena empresa precisa.
Geralmente, pequenas ações podem fazer uma grande diferença no dia a dia da sua empresa, como mudar um processo que atrasa os resultados ou criar mais indicadores para acompanhar a evolução do negócio. Veja três ajustes que sua empresa pode fazer durante o feriado.
1.Estruture um processo seletivo
A contratação de um novo funcionário é, muitas vezes, subestimada pelos empreendedores , mas pode trazer custos desnecessários quando é mal feita. Uma dica é estruturar bem um processo seletivo. Pense em quais competências o candidato deve ter para ocupar a vaga e quais perguntas devem ser feitas durante a entrevista.
2.Teste novas ferramentas de vendas
Pensar estrategicamente o negócio é o primeiro passo para o crescimento. Por isso, aproveite os dias de folga para pesquisar e testar novas ferramentas de venda. Um exemplo é o mapa de oportunidades. Faça uma relação do que é vendido para qual cliente. Isso joga luz sobre que tipo de ação de prospecção deve ser feita nos próximos meses, por exemplo.
3.Procure um mentor
A internet é uma boa maneira de pesquisar e contatar possíveis mentores do seu negócio. Este parceiro pode trazer experiências e conselhos muito úteis para empreendedores, especialmente os mais iniciantes. Pense no perfil que mais de encaixa na sua atividade e use redes sociais, como o Linkedin, para fazer um primeiro contato.
São Paulo – Aprender com os erros e acertos de outros
empreendedores é uma maneira fácil de agregar conhecimento e aprimorar a maneira de gerir a sua
pequena empresa ou
startup . Veja uma lista de conselhos de empresários e executivos de sucesso e se inspire.
2. Dedique-se para fazer um ótimo trabalho 2 /12(Justin Sulivan/AFP Photo)
“Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”, Steve Jobs, cofundador da Apple. Esse trecho faz parte do
famoso discurso que Jobs fez, em 2005, para os alunos de Standford.
3. Preste atenção nos clientes 3 /12(AFP/Arquivos)
Para o cofundador da Microsoft, empreendedores e pequenos empresários precisam aprender com os seus consumidores. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”, conselho de Bill Gates, da obra de sua autoria Business @ the Speed of Thought, publicado em 1999.
4. Tenha paixão 4 /12(Reuters)
Muitos empreendedores lidam com a incerteza traçando vários planos para a sua empresa. Entretanto, para Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, para se manter motivado é preciso apenas ter paixão. “Se você só trabalhar em coisas que você gosta e é apaixonado, você não tem que ter um super plano para saber como as coisas vão se desenrolar”.
5. Busque soluções 5 /12(Divulgação/Endeavor)
Para Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, a profissionalização é um dos principais meios para que uma empresa tenha sucesso. Além disso, um conselho que a empreendedora deu
durante o evento Day 1, da Endeavor, no ano passado, foi: pare de reclamar e arrume solução. “Tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável para ajudar o Brasil. E pare de falar que lidar com pessoas é difícil. Arruma solução”, disse.
6. Não tenha medo de fracassar 6 /12(Getty Images)
Falhar faz parte do processo de qualquer tipo de aprendizado e no empreendedorismo não tem exceção. O conselho do fundador e CEO da startup Dropbox, Drew Houston, é simples: “não se preocupe com o fracasso; você só tem que estar certo uma vez”.
7. Cuide da sua reputação 7 /12(Reprodução/Youtube)
O megainvestor americano Warren Buffett é um executivo respeitado e inspira muitas pessoas, não só investidores. “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, você vai fazer as coisas de forma diferente". Este é um dos conselhos do bilionário.
8. Capacite-se 8 /12(Germano Lüders/EXAME)
Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, acredita que qualquer empreendedor precisa se atualizar e se preparar para comandar o negócio. Além disso, um bom planejamento também é necessário. “Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo”, disse Kumruian,
durante a 12ª edição do evento CEO Summit 2013, organizado pela Endeavor e pela EY.
9. Seja flexível 9 /12(Robyn Twomey/Corbis Outline/Latinstock)
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, é um empreendedor que sempre buscou inovar e o Kindle é o seu grande exemplo de sucesso. "Se você não é teimoso, você vai desistir das tentativas muito cedo. E se você não for flexível, você vai bater sua cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que você está tentando resolver" é uma das dicas do empreendedor.
10. Faça o que você ama 10 /12(Fabiano Accorsi)
Em seu Twitter, Abilio Diniz, presidente do Conselho da BRF, disse que durante a aula da 8ª turma do Curso Liderança 360º da FGV, um dos alunos perguntou o que o motiva a continuar a trabalhar. A resposta foi: “O que me motiva a seguir em frente é a possibilidade de construir, realizar e ser feliz naquilo que faço”.
11. Tenha um propósito 11 /12(Jonathan Alcorn/Bloomberg/Bloomberg)
Empreender para enriquecer não pode ser o único combustível do empresário. Para Tony Hsieh, CEO da Zappos, o importante é ter um objetivo claro. “Persiga a visão, não o dinheiro, o dinheiro vai acabar seguindo você”. É o seu conselho para quem é dono do próprio negócio.
12. Agora, leia mais sobre empreendedorismo 12 /12(Abril/J. Egberto)