Acompanhe:
seloNegócios

Walmart tira leite Parmalat e Líder de lojas no PR e SP

A decisão tem conexões com a fraude do leite revelada na sexta-feira passada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Funcionário do Walmart organiza produtos: empresa afirmou que a medida é preventiva e segue sua política de segurança alimentar
 (Susana Gonzalez/Bloomberg)

Funcionário do Walmart organiza produtos: empresa afirmou que a medida é preventiva e segue sua política de segurança alimentar (Susana Gonzalez/Bloomberg)

E
Elder Ogliari

Publicado em 19 de março de 2014 às, 17h42.

Porto Alegre - O Walmart Brasil confirmou nesta quarta-feira,19, que retirou da área de venda de suas lojas nos Estados do Paraná e São Paulo os leites das marcas Parmalat e Líder.

A empresa afirmou que a medida é preventiva e segue sua política de segurança alimentar. A decisão tem conexões com a fraude do leite revelada na sexta-feira passada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A investigação feita pelas promotorias especializadas Criminal e de Defesa do Consumidor descobriu que no trajeto das propriedades rurais à unidade da LBR Lácteos em Tapejara alguns carregamentos de leite sofriam adição de água, para aumentar o volume, e de ureia - produto que contém formol, substância cancerígena -, para compensar a perda nutricional e driblar algumas análises.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão de materiais e documentos em duas residências, duas cooperativas e quatro empresas. O dono de um posto de resfriamento foi preso.

O Ministério Público também revelou que o Ministério da Agricultura (Mapa) já havia rastreado 299 mil litros enviados para processamento na unidade da LBR em Lobato (PR) e Guaratinguetá (SP). Na etapa seguinte, a empresa distribuiu 199 mil litros de leite UHT com a marca Líder, no Paraná, e 100 mil litros com a marca Parmalat, em São Paulo.

O Mapa revelou ter determinado o recall dos produtos. Em nota distribuída ainda na Sexta-feira passada, a LBR assegurou que submeteu o leite a análises internas e externas, que atestaram a qualidade do produto.

Mesmo assim, revelou que recolheu o leite que ainda estava no mercado e, com isso, afirmou que "cumpriu com todos os procedimentos exigidos pela legislação e observou as cautelas aplicáveis ao caso".

Como recall envolveria a notificação aos consumidores para que devolvessem pacotes que tivessem em casa, o Mapa ressalva que não pode afirmar que todo o leite (dos lotes em questão) tenha sido recolhido.

Últimas Notícias

Ver mais
Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas
Exame IN

Lucro da Oncoclínicas cai no trimestre, mas supera expectativas

Há 9 horas

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões
ESG

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões

Há 15 horas

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS
Exame IN

Wesley e Joesley Batista voltam ao conselho da JBS

Há um dia

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições
Exame IN

Breaking: Cade aprova fusão de Arezzo e Soma sem restrições

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais