Exame Logo

Wal-Mart e Pão de Açúcar abrirão 15 mil vagas de emprego, em 2008

Aumento do número de funcionários é parte do esforço das redes para manter-se em expansão, em meio à concorrência acirrada do setor

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Duas das três maiores cadeias de supermercados do Brasil, o Wal-Mart e o Pão de Açúcar, devem refletir em geração de empregos o otimismo com o crescimento econômico em 2008. As empresas planejam criar, ao todo, 15 mil novos postos de trabalho, este ano, para dar conta da expansão das redes em todo o país.

Segundo colocado no ranking do setor, após perder a liderança para o Carrefour, no ano passado, o Pão de Açúcar prevê aumentar em 8 mil o seu número de empregados, a partir da inauguração de 105 lojas e da ampliação dos setores de infra-estrutura, tecnologia e logística, entre outros. O investimento para esta expansão ultrapassa a cifra de 1 bilhão de reais.

Veja também

O valor fica um pouco abaixo do que a empresa investiu em 2007 - em torno de 1,2 bilhão de reais. Esse capital ajudou a empresa a alcançar a marca de 564 lojas, com a abertura de 38 unidades, entre super e hipermercados, além das lojas de conveniência e atacarejo. Já entraram na soma as lojas assimiladas a partir da aquisição de 60% da rede paulista Assai e também da incorporação de 5 pontos de venda do Rossi Monza, depois convertidos para as marcas Extra Perto (4 unidades) e CompreBem (1 unidade).

Este ano, a previsão é de ultrapassar os 20 bilhões de reais de faturamento, com crescimento de vendas nas mesmas lojas acima da inflação . Para alcançar esse ritmo de crescimento, o Pão de Açúcar espera focar "em todas as marcas", mas admite concentrar esforços na expansão das mais novas, como Extra Perto, Extra Fácil e Assai.

Outro caminho, segundo a rede, é a ampliação do comércio via internet, do serviço de entrega de compras e da área de não-alimentos. Este último setor deve se expandir a uma taxa de dois dígitos, em 2008, e puxar sua participação no faturamento total, de 24% para 33%, até 2010.

O Wal-Mart, por sua vez, deve investir 1,2 bilhão de reais na construção de 36 novas unidades e um centro de distribuição, além de reformas nas unidades existentes. Com isso, a expectativa é gerar 7 mil empregos.

Há 12 anos no país, a rede já emprega 63 mil pessoas e conta com 319 unidades, espalhadas por 17 Estados e o Distrito Federal. A companhia mantém no país uma operação multiformatos, em que administra hipermercados, supermercados, clubes de desconto e unidades de atacado, num total de nove marcas sob administração do Wal-Mart: Wal-Mart Supercenter, Hiper Bompreço, BIG, Nacional, Mercadorama, Bompreço, Todo Dia, SAM';S CLUB e Maxxi.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame