Exame Logo

Vicunha vende Fibra DuPont

A Vicunha Têxtil decidiu vender para DuPont Têxteis & Interiores (DTI) a sua participação na Fibra Dupont, associação formada pelas duas empresas em 1994. A Fibra DuPont é um dos maiores fabricantes de fibras sintéticas do Brasil e tem atualmente mais de 1000 funcionários e unidades em Americana (SP) e Mercedes, na Argentina, com produção […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Vicunha Têxtil decidiu vender para DuPont Têxteis & Interiores (DTI) a sua participação na Fibra Dupont, associação formada pelas duas empresas em 1994. A Fibra DuPont é um dos maiores fabricantes de fibras sintéticas do Brasil e tem atualmente mais de 1000 funcionários e unidades em Americana (SP) e Mercedes, na Argentina, com produção aproximada de 30 mil toneladas/ano. As empresas não divulgam o valor do negócio.

A concretização ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da assinatura do acordo final, mas representa mais um passo no processo de reestruturação da empresa para sair do vermelho. A Vicunha têxtil acumulou prejuízo líquido de 82,5 milhões de reais entre janeiro e setembro do ano passado, segundo os balanços trimestrais da companhia. Em 2001, o prejuízo totalizou 124,7 milhões de reais. A expectativa é reverter os resultados neste ano , diz Rubens Barhum, diretor financeiro e de relações com investidores.

Veja também

Seguindo o planejamento estratégico estabelecido no ano passado, a companhia foca a atenção no mercado de tecelagem e se retira de segmentos paralelos, como os de fibras e linhas. Há duas semanas, a empresa vendeu para a Coast Correntes, por 33 milhões de reais, a unidade de negócios destinada à industrialização e comercialização de linhas. Quando deu início ao processo de reestruturação em 2001, a Vicunha têxtil tinha 17 mil empregados e 21 fábricas. Hoje, tem 14 fábricas e 13 mil funcionários.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame