Negócios

Vendas da indústria do RJ crescem 23,3% no semestre

Rio de Janeiro - A indústria fluminense encerrou os seis primeiros meses deste ano com crescimento recorde de 23,3% nas vendas reais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o boletim Indicadores Industriais, divulgado hoje (29) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). "É o melhor resultado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - A indústria fluminense encerrou os seis primeiros meses deste ano com crescimento recorde de 23,3% nas vendas reais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o boletim Indicadores Industriais, divulgado hoje (29) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

"É o melhor resultado para os indicadores de vendas reais fluminenses desde que a série foi iniciada, em 2003", disse à Agência Brasil o economista Guilherme Mercês, chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan.

Explicou que o aumento das vendas no semestre foi puxado pelos setores de construção civil e automobilístico. "Esses dois setores foram determinantes para o resultado. Impulsionaram as indústrias significativamente", completou.

A Firjan espera, entretanto, que no segundo semestre do ano ocorra uma acomodação da atividade. "A gente espera que a atividade se expanda a um ritmo menos intenso do que no primeiro semestre deste ano, seguindo uma acomodação natural, como a gente já vê em alguns indicadores antecedentes". A expectativa, contudo, é que o ano de 2010 se encerre com vendas reais em torno de 15% superiores às de 2009.

Em junho, as vendas da indústria fluminense mostraram recuo de 3,2% em comparação a maio, em termos dessazonalizados, ou seja, descontadas as características sazonais do período. Já em relação a junho de 2009, houve incremento de 24,49%.

O boletim revela que o pessoal empregado na indústria manteve em junho a tendência de crescimento, de forma ininterrupta. "Esse é o 14º crescimento mensal consecutivo na indústria fluminense". O aumento do pessoal ocupado atingiu 0,5% em junho sobre maio, o que representou a criação de 2,2 mil postos de trabalho. No semestre, a expansão do emprego industrial fluminense alcançou 5,76%.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geralMetrópoles globaisRio de JaneiroVendas

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego