Trip entra no transporte aéreo de cargas

Estimativa da empresa é que o novo serviço responda por 2% do faturamento da empresa

São Paulo – A Trip anunciou hoje (27/7) sua entrada no setor de cargas aéreas. A empresa estima que o serviço da Trip Cargo vá responder por 2% do faturamento da empresa - em 2010, a empresa registrou um faturamento bruto de 742 milhões de reais.

A operação se inicia com 20 bases. A empresa planeja ter 30 em setembro e 50 até o final do ano.  As primeiras cidades que terão operação, estão centradas no norte, centro oeste e Minas. A empresa já trabalhava com uma operação pequena de carga.

O novo serviço será operado nas 85 cidades atendidas pela aérea. Serão oferecidos três tipos de serviços, diferenciados pela rapidez em que a carga é transportada. Serão criados 150 postos de trabalho. As maiores bases serão localizadas nos HUBs da Trip, nos aeroportos da Pampulha e Confins (MG); Manaus (AM), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Belém (PA), Campinas (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP).

Em 2010, a empresa registrou uma participação de 2,21% no mercado de aviação. A Trip é controlada de forma igualitária pelos Grupos Caprioli e Águia Branca. Em setembro de 2008, estabeleceu sociedade com a norte-americana SkyWest – holding detentora das companhias SkyWest Airlines e Atlantic Southeast Airlines (ASA).

No final de março, a TAM anunciou um acordo para comprar 31% da Trip, correspondente a 25% do capital votante da empresa e o restante em ações preferenciais.

De acordo com comunicado da TAM, o acordo ainda não é vinculante, isto é, não há uma obrigatoriedade de que haja o fechamento do negócio. A TAM já possui operações em voos regionais desde que comprou 100% da Pantanal, em dezembro de 2009, por 13 milhões de reais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.