Exame Logo

Toyota prevê o primeiro prejuízo operacional em 71 anos

Vendas devem ser 8,5% menores que as estimadas inicialmente

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A japonesa Toyota, segunda maior montadora do mundo, deve registrar seu primeiro prejuízo operacional em 71 anos, devido à queda da demanda causada pela crise mundial. No exercício fiscal que encerra em março de 2009, a empresa prevê perdas operacionais de 150 bilhões de ienes, cerca de 1,7 bilhão de dólares. A expectativa anterior era de um lucro de 600 bilhões de ienes.

"O ambiente em que estamos é extremamente difícil", afirmou o presidente da montadora, Katsuaki Watanabe. "Enfrentamos uma situação emergencial sem precedentes. Infelizmente, não podemos ver o fundo ainda", completou. A última vez em que a Toyota sofreu um prejuízo operacional foi no ano fiscal encerrado em março de 1938, segundo a empresa.

Veja também

O cenário negativo também levou a montadora a reduzir em 90% sua previsão de lucro líquido, para 50 bilhões de ienes, de acordo com a agência de notícias Bloomberg. Para enfrentar as turbulências, Watanabe informou que todos os projetos de expansão de capacidade foram adiados.

A previsão de vendas de veículos também foi reduzida em 8,5%, para 7,54 milhões de unidades. Na América do Norte, a nova estimativa é de comercializar 2,17 milhões de veículos, 10% menos que a inicial. Na Europa, as vendas devem atingir 1,04 milhão de unidades, e, no Japão, 2,01 milhões.

Em todo o mundo, as montadoras vêm cortando a produção, à medida que as vendas caem. No início deste mês, a Toyota inaugurou sua sétima fábrica na América do Norte. A montadora informou que deve reduzir as atividades na região. Neste ano, a Toyota chegou a suspender a produção do modelo de picape Tundra por três meses na unidade de San Antonio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame