Negócios

Supermercados faturam 9% menos

Os supermercados brasileiros venderam 9,1% a menos em março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2002. A queda afetou o desempenho acumulado do setor - e reverteu um quadro que era positivo em 1,4% até fevereiro. Com o desempenho de março, as vendas caíram 2,46% no primeiro trimestre. Os dados deflacionados são […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Os supermercados brasileiros venderam 9,1% a menos em março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2002. A queda afetou o desempenho acumulado do setor - e reverteu um quadro que era positivo em 1,4% até fevereiro. Com o desempenho de março, as vendas caíram 2,46% no primeiro trimestre. Os dados deflacionados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com pesquisa da ACNielsen.

De acordo com a Abras, o setor faturou menos este ano devido ao feriado do Carnaval, que diminuiu o número de dias úteis.

Em seu balanço de 2002, a associação mostra um faturamento nominal de 79,8 bilhões de reais - 10% a mais que no ano anterior. Deflacionado, este valor vai a 73,6 bilhões e varia apenas 1,5%. Ao final de 2002, existiam 68,9 milhões de lojas no país e foram feitos 157,4 milhões de check outs (passagens pelos caixas das lojas).

Os cinco maiores supermercados do país, de acordo com o ranking da Abras, tiveram um faturamento bruto de 30,9 bilhões de reais em 2002, o que representa 38,8% de todo o setor. Os cinco primeiros colocados do ranking, por vendas, foram: Pão de Açúcar, Carrefour, Bompreço, Sonae e Sendas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame