Exame Logo

Vodafone e Cingular disputam a AT Wireless

A britânica Vodafone, maior operadora de telefonia móvel do mundo, e a Cingular Wireless, segunda maior companhia dos Estados Unidos, participam de uma disputa acirrada pela compra da AT&T Wireless, a terceira maior operadora dos EUA. Segunda o site Economist.com, a Vodafone ofereceu, nesta segunda-feira (16/2), 38 bilhões de dólares pela AT&T, igualando-se à proposta […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A britânica Vodafone, maior operadora de telefonia móvel do mundo, e a Cingular Wireless, segunda maior companhia dos Estados Unidos, participam de uma disputa acirrada pela compra da AT&T Wireless, a terceira maior operadora dos EUA. Segunda o site Economist.com, a Vodafone ofereceu, nesta segunda-feira (16/2), 38 bilhões de dólares pela AT&T, igualando-se à proposta da Cingular,feita na sexta-feira (13/2), e aumentando sua proposta inicial em três bilhões.

As ofertas da Vodafone e da Cingular representam um prêmio de 6% a 10% sobre o preço da ação da At&T. No último pregão, as ações fecharam a 11,82 dólares sendo que, há um ano, eram negociadas a 5,17 dólares.

Veja também

A Cingular parece ter as melhores razões para ir atrás da AT&T, de acordo com o jornal britânico Financial Times. A empresa, de propriedade dos grupos regionais de telecomunicações BellSouth e SBC, pode contar com a economia de 3 bilhões de dólares, aproximadamente,em custos. Por isso, é considerada mais forte na disputa.

Apesar de o presidente da Vodafone, Arun Sarin, ter tido a aprovação da diretoria para a proposta da semana passada e retratar o forte interesse da empresa de fortalecer sua posição nos Estados Unidos, ele ainda precisa ganhar o apoio da base de acionistas, muitos dos quais estão preocupados com o alto preço a ser pago pela AT&T.

Alguns analistas estimam que comprar a AT&T poderia reduzir os ganhos da companhia para cerca de 20%, percentual considerado inaceitável para muitos acionistas.

O anúncio de intenção de compra provocaram uma queda nas ações da Vodafone de 3,7% nesta segunda-feira mostrando o receio dos investidores de a maior operadora de telefonia móvel do mundo estar pagando um preço muito alto pela AT&T.

Para a americana Nextel e a japonesa NTT DoCoMo, o preço é realmente alto demais. As duas operadoras, que haviam expresso interesse pelo negócio, não se pronunciaram mais, especialmente depois dos resultados financeiros da AT&T, que registrou prejuízo em metade dos últimos dez trimestres e parece manter um apetite insaciável por capital.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame