Negócios

Quadrilha tenta vender carne da Índia como se fosse brasileira

Falsificadores usaram nome da cooperativa Goiás Carne; carregamento seguia para a Rússia quando foi interceptado no porto de Hamburgo, Alemanha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Um esquema fraudulento tentou exportar carne da Índia como se fosse brasileira. A fiscalização portuária de Hamburgo, na Alemanha, interceptou neste fim de semana um carregamento de carne destinado à Rússia com caixas e rotulagens adulteradas com o logotipo e os dados da cooperativa exportadora brasileira Goiás Carne.

"É um caso de polícia, um episódio de falsificação de documentos de um carregamento que nem partiu do Brasil", afirma Antonio Jorge Camardelli, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

A Índia não goza de bom trânsito para seus produtos de carne por causa da incidência de febre aftosa, não debelada, em seus rebanhos. "Usaram o nome da Goiás Carne, nossa associada, justamente porque é reconhecida internacionalmente pelo padrão de qualidade. Já avisamos os ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores."

Nelmon Oliveira da Costa, chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, confirmou o recebimento do ofício enviado pela Abiec. Para Camardelli, da associação, o governo brasileiro deve acompanhar a investigação criminal, mas não é preciso recear impactos para as exportações brasileiras, por se tratar de um episódio isolado. "O mercado russo de carne está com bons preços, e a quadrilha tentou esquentar produto ruim usando o nome de um estabelecimento de primeira linha."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame