Exame Logo

Plano orçamentário da Califórnia prevê cortes bilionários

Programas sociais e de saúde serão os segmentos mais afetados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Os legisladores da Califórnia (EUA) chegaram num acordo orçamentário com o governo para sanar o rombo de 26 bilhões de dólares das contas do Estado americano, segundo jornal New York Times (NYT). No início deste mês, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger declarou que a situação era de emergência fiscal.

O plano prevê um corte de 15,6 bilhões de dólares, 2,1 bilhões de dólares em empréstimos, 3,9 bilhões de dólares de novas receitas e cerca de 2,7 bilhões de dólares provenientes de manobras fiscais, como, por exemplo, a mudança nos prazos de pagamento das dívidas para o próximo ano.

Veja também

As áreas que serão fortemente afetadas pela reestruturação orçamentária serão os programas de saúde específicos para as crianças e os programas sociais, ambos estão fora dos investimentos governamentais para os próximos dois anos. Schwarzenegger optou por priorizar a educação pública e as universidades. No entanto, mesmo assim, as escolas devem sofrer um corte de 650 milhões de dólares.

De acordo com a matéria do NYT, o governo contará com a ajuda das cidades da Califórnia como sendo agentes de empréstimo para o Estado. "O sacrifício do plano será compartilhado por todos", afirmou Karen Bass, porta-voz da Assembléia da Califórnia.

Está previsto que os governos locais percam milhões de dólares que seriam utilizados na construção de habitações para a população. Ainda de acordo com o NYT, o Estado pretende tomar emprestado cerca de 2 bilhões de dólares provenientes de impostos sobre propriedades privadas, com um prazo de três anos para o reembolso.

Em relação às medidas de "resgate", o governador Schwarzenegger afirmou estar fazendo um governo mais eficiente no corte de desperdícios, fraudes e abusos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame