Exame Logo

Petrobras vai elevar proposta salarial a trabalhadores, diz fonte

A nova oferta salarial da companhia, segundo a fonte, deve ser de um reajuste perto do IPCA em 12 meses até setembro, que ficou em 8,48%

Petrobras: "Vamos oferecer perto do IPCA e achamos que teremos sucesso e a categoria vai aceitar" (Dado Galdieri/Bloomberg)
R

Reuters

Publicado em 9 de novembro de 2016 às 18h23.

Rio de Janeiro - A Petrobras vai elevar a proposta salarial aos trabalhadores em nova oferta a ser apresentada nesta semana, disse nesta quarta-feira uma fonte da empresa à Reuters.

A nova oferta salarial da companhia, segundo a fonte que falou na condição de anonimato, deve ser de um reajuste perto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses até setembro, que ficou em 8,48 por cento.

Veja também

Na proposta feita em meados de outubro, a Petrobras havia ofertado um reajuste de 6 por cento.

"Vamos oferecer perto do IPCA e achamos que teremos sucesso e a categoria vai aceitar", afirmou a fonte, acrescentando que as negociações com os sindicatos estão evoluindo.

O avanço das negociações teria potencial de diminuir ameaças de greve, em meio a protestos dos funcionários. No ano passado, a categoria realizou a maior greve da Petrobras em 20 anos, com impacto na produção.

"Acredito que a ameaça de greve praticamente não existe mais", acrescentou.

Procurada, a Petrobras afirmou que agendará novas reuniões com as entidades sindicais para a próxima semana com o objetivo de apresentar uma nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016.

A companhia informou que "continuará buscando o fechamento do ACT na mesa de negociação", segundo a assessoria de imprensa.

A data das reuniões ainda não foi definida, segundo a assessoria.

Procurada, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), principal entidade que representa os trabalhadores, afirmou que ainda não recebeu uma nova proposta. Disse ainda que não vai comentar o índice de reajuste antes de receber uma oferta.

 

Acompanhe tudo sobre:IPCAPetrobrasSalários

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame