Exame Logo

Perdigão planeja emissão de ações ordinárias

Pedido foi apresentado nesta segunda-feira (7/8) à CVM. Prospecto preliminar indica emissão de até 20 milhões de papéis

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Um mês depois de resistir a uma oferta hostil de compra lançada pela Sadia - sua principal concorrente -, a Perdigão prepara-se para aumentar sua musculatura. Nesta segunda-feira (7/8), a companhia apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido para emissão primária de ações ordinárias. A empresa também solicitou, à americana Securities and Exchange Commission - equivalente à CVM -, autorização para emitir American Depositary Shares (ADSs) nos Estados Unidos. Segundo o prospecto preliminar da operação, apresentado hoje à CVM, a Perdigão espera emitir até 20 milhões de ações. O documento também abre a possibilidade de emissão de um lote suplementar ( greenshoe ) equivalente a 15% da oferta inicial, caso haja demanda dos investidores.

O preço por papel será definido pelo sistema de bookbuilding - no qual o valor é baseado numa consulta prévia, entre os interessados, sobre o preço que estão dispostos a pagar. A empresa não indicou a quantia que espera levantar com a operação. Os analistas, no entanto, apostam na recuperação dos papéis da empresa até o final do ano, o que pode favorecer a emissão. Pressionadas pela gripe aviária e pela febre aftosa, entre outros fatores, as ações de empresas do ramo de processamento de carnes apresentaram forte queda nos últimos meses. A Perdigão, por exemplo, viu seus papéis recuarem de 23 reais, em maio, para 21 reais em junho. Nesta segunda-feira (7/8), os papéis fecharam cotados a 25,18, com alta de 2,77%. Para o final do ano, os especialistas projetam valores de 28 a 37 reais.

Veja também

De acordo com o prospecto, a Perdigão pretende usar os recursos captados no seu plano de expansão, que prevê investimentos anuais da ordem de 350 milhões de reais, entre 2005 e 2009. O documento também menciona que o dinheiro poderá ser utilizado em futuras aquisições, o que mostra a vontade da Perdigão de ganhar peso diante de concorrentes como a Sadia, que, no mês passado, sacudiu o mercado ao propor a compra da Perdigão por cerca de 3,8 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame